Bottas vence corridinha, mas Verstappen largará na ponta de Monza em pesadelo da Mercedes

Bottas vence corridinha, mas Verstappen largará na ponta de Monza em pesadelo da Mercedes

Hamilton largou mal e partirá apenas em quarto, com sérias dificuldades de ultrapassar

Bernardo Bercht

Finlandês comandou prova em que deu tudo errado para o companheiro

publicidade

Depois da sexta perfeita, o sábado foi um pesadelo completo para a Mercedes em Monza. Valtteri Bottas até venceu a Sprint Race com facilidade, mas Max Verstappen chegou em segundo e vai largar na ponta, já que o finlandês sofrerá punições por troca de motor. Lewis Hamilton largou muito mal e chegou apenas em quinto, complicando muito sua vida no campeonato, agora cinco pontos atrás do holandês.

Com a tática de trocar o motor de Bottas, o time alemão conseguiu facilitar ainda mais a vida da Red Bull, que terá Verstappen puxando a fila do grid. Hamilton será apenas o quarto na parelha, e de novo vai largar do lado sujo da pista. O lado sujo que castigou o britânico, com uma arrancada horrorosa nesse sábado.

A Mercedes patinou e viu as duas McLaren e Pierre Gasly dispararem na frente. Hamilton chegou a ser sexto. Só não foi porque a AlphaTauri danificou o bico na traseira do carro de Daniel Ricciardo. Na curva seguinte, Gasly saiu de frente e bateu no muro.

Depois disso, a prova na turma da frente foi uma procissão, um problema complexo em Monza, quando todos os carros estão na mesma condição de pneus. A asa móvel não faz muita diferença, pois todos já usam pouca asa e, além disso, um grande túnel de vácuo nunca permite os carros mais de trás aproveitarem a trilha do carro imediatamente à frente. Tudo se compensa, e ninguém passa.

Então, apenas Sérgio Perez e Fernando Alonso deram alguma animada na corrida. Primeiro, o espanhol passou Sebastian Vettel, com bem mais ação em sua Alpine. Depois, Perez se engalfinhou com Lance Stroll, Alonso veio para a festa e o mexicano levou a melhor para ser nono. Stroll ainda conseguiu segurar a Alpine para fechar em 10º, com o bicampeão finalizando em 11º.

Na briga mais importante, Hamilton comboiou Norris a corrida toda. O problema é que a McLaren também é o carro mais rápido de reta de todo o fim de semana. Mesmo com asa, bateria cheia, MGU e a força do ódio, o britânico não conseguiu sequer esboçar um ataque nas freadas.

Bottas então, venceu protocolarmente, com Verstappen dois segundos atrás bem faceiro. O terceiro foi Daniel Ricciardo, que terá uma chance de ouro, largando em segundo no domingo. Norris e Hamilton vão compor a segunda fila.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895