Bottas vence GP da Áustria e forma pódio com os surpreendentes Leclerc e Norris

Bottas vence GP da Áustria e forma pódio com os surpreendentes Leclerc e Norris

Hamilton levou punição polêmica no grid e mais uma no fim da prova, cruzou em segundo, mas foi classificado em quarto

Bernardo Bercht

Finlandês segurou a pressão do companheiro de equipe durante a maior parte da prova

publicidade

Valtteri Bottas levou ao máximo o distanciamento social, fugiu dos problemas e venceu a primeira do ano, no GP da Áustria. De quebra, ainda viu o hexacampeão Lewis Hamilton levar duas punições polêmicas que empurraram o piloto da Mercedes para o quarto lugar no resultado final de prova. O grande destaque do dia foi Charles Leclerc, puxando pelas crinas um carro manco da Ferrari para ser segundo, enquanto Lando Norris faturou um pódio popular para a  McLaren.

Antes do GP começar, Hamilton perdeu três posições no grid por não reduzir para uma bandeira amarela que ele nem podia ver na classificação. Bottas disparou na frente, enquanto Hamilton foi para cima do pelotão. Ali começou uma disputa com Alex Albon da Red Bull, que geraria lágrimas no final. O britânico tentou passar por fora e tomou um chega para lá forte do tailandês.

Ambos passaram a McLaren de Norris e, pouco depois, Hamilton conseguiu superar Albon. Max Verstappen tentava uma tática ousada com pneus médios e estava na mira de Hamilton em segundo, mas viu tudo ir por água abaixo com uma quebra eletrônica do propulsor Honda. Estava aberta a guerra entre as duas Mercedes. Logo em seguida, Daniel Ricciardo também parou com a Renault sem tração.

A desvantagem que era de seis segundos, logo passou para três e acabou zerada quando Kevin Magnussen rodou a bordo da Haas. Ele tentava defender o 11º lugar de Esteban Ocon e sofreu uma falha nos freios, parando na área de escape. O safety car foi acionado e começou a mudar a corrida.

Todo mundo parou e colocou pneus duros, com exceção de Sérgio Perez que foi para  médios na Racing Point. A outra Mercedes rosa, enquanto isso, já estava fora com falha nos sensores do propulsor alemão.
 
Veio a relargada e  Sebastian Vettel mais uma vez perdeu para sua já tradicional afobação. Ele tentou aproveitar a briga de Carlos Sainz com Albon, freou tarde demais e rodou para não bater na McLaren, caindo para último.

A essa altura, Hamilton estava grudado na asa traseira de Bottas e tentando mostrar o bico. Na volta 50, porém, a Mercedes entrou no rádio de ambos para avisar que o câmbio podia quebrar pelas trepidações. Por conta disso, ambos baixaram o ritmo.

Tinha mais safety car por vir quando George Russell quebrou logo à frente de Vettel, parando em lugar perigoso. A Red Bull arriscou parar para pneus médios com Albon, o mesmo fez a Ferrari com Charles Leclerc, que começaria a brilhar na corrida. Perez ficou na pista com os médios envelhecidos.

Conservadora, a Mercedes manteve ambos os carros com borracha dura, o que deixou Hamilton à mercê do esfomeado Albon. Na segunda relargada, ficou por isso mesmo, pois Kimi Raikkonen perdeu uma roda mal apertada nos boxes e gerou novo safety car. Na terceira, o tailandês foi para cima, colocou por fora e atrasou a freada. Chegou a contornar na frente. Apesar de Hamilton manter o esterço do volante, escorregou na tangente e bateu na roda traseira da Red Bull, que rodou. A manobra gerou uma punição de cinco segundos para o britânico.

Lá atrás, Leclerc incendiava a prova. Passou Norris na marra, foi para cima de Perez e mesmo com déficit nas retas fez valer os pneus novos para ser terceiro. Com Hamilton encaixotado atrás de Bottas, ele reduziu a desvantagem para cruzar a linha de chegar em segundo lugar.

Hamilton ainda seria terceiro, mas no último setor Bottas tirou o pé e atrasou o companheiro. Lando Norris pisou no acelerador, fez a melhor volta da prova e, cruzou 4,8s atrás de Hamilton, levando o terceiro lugar após a punição do competidor da Mercedes. Festa laranja nos pits e os protocólos de distanciamento foram às favas...

Carlos Sainz completou um dia forte da McLaren com o quinto lugar, enquanto Sérgio Perez foi o sexto com a borracha em frangalhos após 40 voltas. Pierre Gasly foi o sétimo com a AlphaTauri, compensando com pontos o susto do companheiro Daniil Kvyat que teve uma quebra da suspensão traseira quando já vislumbrava pontinhos. Ocon fez uma corrida apagada com a Renault em oitavo, enquanto Antonio Giovinazzi salvou uns pontinhos para a Alfa Romeo ao segurar Vettel. Uma das grandes decepções da prova, o alemão não conseguiu sequer usar a vantagem dos pneus macios no final para ir além do décimo lugar.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895