Caleffi, Poeta, Biancini e Ricci vencem com Maserati a retomada das 12 Horas de Guaporé

Caleffi, Poeta, Biancini e Ricci vencem com Maserati a retomada das 12 Horas de Guaporé

Prova voltou a ser realizada após 30 anos e foi maratona com muita chuva na Serra Gaúcha

Bernardo Bercht

Maserati #80 completou 404 voltas

publicidade

O automobilismo gaúcho voltou a desbravar uma prova clássica após 30 anos - a última edição foi em 1992 com vitória de Carlinhos Andrade, Paulo Bergamaschi e Victor Steyer. Neste domingo, Arthur Caleffi, Fernando Poeta, Rafael Biancini e Cláudio Ricci superaram uma maratona encharcada para vencer as 12 Horas de Guaporé com o Maserati #80 da FTR Motorsport.

- Confira os resultados por categoria

Foi tanta chuva que a prova acabou com pouco menos de 11 horas de duração, mas valeu o desafio que reuniu um forte grid de 32 carros na Serra Gaúcha. Os números foram reforçados por dez inscrições que competiram numa prova especial de duas horas, mas foi a retomada de um modelo de corrida que havia deixado certa saudade, reunindo protótipos MRX e Spyder, assim como uma novíssima réplica do GT40 construída em tempo recorde pela MC Tubarão. Também estavam lá os GTs (Maserati, Lamborghini, BMW e até Maverick) e os tradicionais Turismo lembrando a década passada das disputas de Endurance no Sul.

O MC40, réplica do Fordão de Le Mans que roubou a cena nas primeiras atividades em Guaporé. E o time de Campo Bom, com Tiel de Andrade, Julio Martini e Henrique Assunção confirmou o potencial do carrão com a pole-position.

Na corrida, fizeram a segunda volta mais rápida (a melhor foi do protótipo MRX #2 com 1min15s598), mas a experiência com o bólido terminou antes da quarta hora, com uma quebra de motor após 141 voltas. Os protótipos puxaram a fila no começo, mas a chuvarada manteve o grid razoavelmente compacto na luta da ponta e, após algumas quebras e problemas, os Maserati apareceram para liderar.

O GT italiano já é uma força comprovada no automobilismo do Rio Grande do Sul, com uma fama de quase indestrutíveis nas corridas longas. Depois de 404 voltas, acabou sendo uma dobradinha do tridente. Além dos vencedores do #80, o outro Maserati #71 completou em segundo lugar com 380 passagens completas. A bordo, Andre Senger, Daniel Scarton, Telmo Techio e Arthur Gama. O Spyder #13 (Menegar/Junior/Kleman/Sala) completou os três primeiros no geral e venceu na sua categoria.

Entre os carros de turismo, o campeão foi o Corsa #97 do inesgotável Luiz Sergio Sena Jr, vencedor recentemente das Seis Horas de Guaporé. Com ele, estavam Maicon Roncen e Thiago Boz. Apesar da potência menor, a turma fez 372 voltas e estava sempre na balada dos primeiros para finalizar no quarto lugar.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895