Clã Fittipaldi relembra liderar o 1º GP do Brasil nos 50 anos de Interlagos

Clã Fittipaldi relembra liderar o 1º GP do Brasil nos 50 anos de Interlagos

Emerson destacou relação especial do circuito, Christian narrou largada do pai Wilson, que fez pódio na estreia

Bernardo Bercht, direto de Interlagos

Emerson lembra das corridas de moto, aos 15 anos

publicidade

"A história começou comigo e o Wilson, além do Helmut Marko. Somos os três que largaram lá em 1972", comenta Emerson Fittipaldi sobre os 50 anos da Fórmula 1 em Interlagos. Enquanto a "gurizada" se prepara para acelerar no GP de São Paulo, neste domingo no paddock o sobrinho Christian entra na conversa e complementa sobre o legado. "Meu pai liderou a primeira volta de uma competição de Fórmula 1 no Brasil. Emerson teve problema mecânico e não terminou, o pai fez o pódio!"

Pai, no caso, é o pioneiro Wilson Fittipaldi, à época na Brabham e que depois fundaria a única equipe brasileira da Fórmula 1, a Fittipaldi. "Muito já aconteceu nessa pista em 50 anos, eu tenho só um pouquinho de história aqui. Mas quem quer saber precisa falar com aqueles caras, meu pai e meu tio", aponta o ex-piloto de Fórmula 1.

Emerson acelera na oportunidade e emenda com suas histórias lá dos primórdios. "Comecei a correr de moto aqui com 15 anos de idade, é muito especial minha relação com esse circuito", define. A grande saudade é o traçado antigo, mais longo e com curvas perigosas. "A curva especial, da minha época, era a Curva 1, que era igual a Indianápolis. Muito rápida, inclinada e muito desafiadora, tinha que ter muita confiança", narra o bicampeão de F1.

"Depois de 50 anos estar aqui é um momento histórico de muita gratidão", conclui.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895