Classificação ilustrada das 12 Horas - Ford Focus dominou o fortíssimo grid da Classe V

Classificação ilustrada das 12 Horas - Ford Focus dominou o fortíssimo grid da Classe V

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Largamos dos boxes, mas vamos trazer em cada categoria das 12 Horas de Tarumã a classificação final ilustrada. Confira abaixo cada equipe, nas suas devidas posições, e um breve comentário sobre as diversas histórias da corrida. (Fotos: Bernardo Bercht e Rita Garrido)

1º - Ford Focus #50 (489 voltas) - A. Rossi/A. Cipriani/E. Azevedo

A equipe foi autora da corrida perfeita. Em sua estreia nas 12 Horas de Tarumã, o Ford Focus da equipe MC Tubarão fez uma jornada sem problemas dignos de nota e manteve excelente ritmo com todos os seus três pilotos (e pilota Aline Cipriani) para, em determinado momento, figurar na terceira colocação geral da prova. Virando na casa de 1min17 durante a maior parte da corrida, sobrou e finalizou atrás apenas de dois protótipos turbo e do Maserati campeão da Classe IV. Quarto na geral foi um dos melhores desempenhos de um turismo aspirado na década.  


2º - VW Gol #222 (474 voltas) - I. Hallmenschlager/R. Hallmenschlager/C. Campos

O tricampeão em sequência das 12 Horas enfrentou alguns problemas durante a madrugada e ficou para trás no duelo com o Focus. Apesar disso, a equipe Spengler mostrou a eficiência de sempre em manter as voltas na casa de 1min20s e desviar das encrencas ao longo da maratona automobilística. Em verdade, o possante azul chegou em melhor saúde mecânica na bandeirada do que nas edições de 2011 e 2012, mas a concorrência foi forte demais nesta edição. Sétimo lugar no geral, contudo, provou que o carrinho manda bem sempre.

3º - Volvo C30 #777 (470 voltas) - R. Bacher/C. Paiva/R. Lemke

O autor da pole-position das 12 Horas de Tarumã atravessou a madrugada tentando recuperar terreno, após um começo problemático de corrida. O carro amargou abandono na edição de 2012, mas foi até o fim como o mais rápido da classe notando 1min14s em sua melhor passagem. Chegou muito perto de tomar o segundo lugar do Gol #222, mas ainda assim o trio muito veloz de pilotos garantiu seu troféu com o terceiro lugar entre os carros de turismo com motor aspirado. Crédito para a MC Tubarão, com dois carros na foto da comemoração.

4º - GM Celta #53 (446 voltas) - D. Seolino/P. Silva/A. Beltrão

O Celtinha com cara de "importado" diretamente do Marcas & Pilotos fez bonito e não negou acelerador durante as 12 Horas. Quem olhou na lista de pré-inscritos, achou curiosa a presença do carrinho #53, mas ele comprovou na pista que falava sério e roncava grosso.  Prova disso foi a conquista do décimo lugar geral na corrida, em meio a carros de muito mais potência. Dentro da sua classe, contudo, não faltou ritmo para o pequeno GM, sem firulas aerodinâmicas e confiando nas receitas de acerto fino de suspensão e motor para andar forte. Virou sua melhor passagem em 1min18s, bem melhor que muitos concorrentes diretos.


5º - VW Fusca #55 (445 voltas) - J. Flores/L. Flores/R. Xavier)

Aí o Fuscão! Já contamos em detalhes a história da corrida do valente Volkswagen Cascudo. Em alguns momentos,  o besouro teve até cara de pódio, mas utilizar o motor reserva, menos potente, e depender de empurrão a cada pit-stop atrapalhou os planos de levantar troféu. Na condução excelente de quem entende de Fusca, os Flores e Rogério Xavier, o Cascudo pressionou os melhores da categoria e pisou firme até a bandeirada sem pestanejar.


6º - Ford Escort #51 (445 voltas) - V. Zamboni/F. Doval/T. Junior/R. Schulz

O Cicatriz causou frisson nas primeiras horas de prova em Tarumã. A casca de "velho" Ford Escort não fazia juz ao acerto apurado e o motorzão preparado por Telmo Júnior e companhia, em Guaporé. Foi para as cabeças e chegou a virar em sexto na geral antes de começar a ter problemas. Quebra de suspensão com um furo de pneu e a caranga saiu da briga direta com Gol #222 e o Volvo #777. Ainda assim, ficou a impressão de uma excelente estreia do carro amarelo, que investiu mais em qualidade e desempenho que visual.

7º - VW Gol #299 (439 voltas) - L. Bastos/S. Castilhos/V. Born

Na sexta-feira, o trabalho já era intenso no time de outro estreante das 12 Horas. O Golzinho #299 entrou na nossa pré-lista das 12 Horas por uma dica de última hora e comprovou suas credenciais na pista. Não era o mais rápido entre os V de longe, mas virando 1min20s aqui, 1min21 ali, foi dosando o ritmo e superando os eventuais problemas na raça. Completou em 13º geral com saudáveis 439 voltas. É currículo para voltar ainda mais forte na edição 2014 e para tomar um banho de balde d"água merecido na reta da vitória.


8º - VW Gol #11 (435 voltas) - B. Razia/S. Manzoni/A. Diehl

Mais uma 12  Horas de um grande personagem da corrida nos últimos anos. O inesgotável Gol #11 se extinguiu em um muro de chamas na volta da vitória em Tarumã. Antes, contudo, completou a prova com o oitavo lugar da sua categoria. Poderia ter sido até melhor, um pódio quem sabe, mas um vazamento de óleo no motor e problemas de transmissão deram cabo à investida final do Volks.


9º - Ford Fiesta #63 (410 voltas) - E. Postal/I. Eberle/E. Postal

Mais um representante forte dos automobilistas de Guaporé. O Fiestinha, pronto para a classe VI de 2014, mandou bem no grid composto em sua maioria de carros com motores mais potentes. Virava 1min22s na ponta dos cascos, mas na base da paciência, foi conduzido com qualidade e sem incidentes por seus pilotos. Não é por nada que completou 410 voltas, mais de 1,2 mil quilômetros na exigente pista de Viamão.


10º - VW Gol #77 (402 voltas) - D. Elias/C. Petroll/A. Rheinlander

Baita carro enquanto a saúde ajudou. O Gol #77 era dos mais rápidos na classe e com dois botas fortíssimos do Marcas RS na sua condução. O problema, é que as 12 Horas são recheadas de dificuldades e a mecânica botou o VW canhão para o fundo do grid. Foi valente e nas horas finais estava firme na pista descontando voltas, mas faltou tempo para melhorar o resultado final. Voltam na próxima, com certeza.

11º - GM Celta #107 (391 voltas) - M. Ritter/L. Heinz/M. Silveira/A. Sirtuli

O GM mais invocado do grid tinha aerodinâmica diferentona, paralamas largos para usar pneuzão slick, mas teve estreia complicada nas 12 Horas. O ritmo, ao redor do 1min20s, foi bom quando estava na pista, mas ficou menos tempo que o resto da concorrência. Foram 391 voltas para o chamativo e combativo carrinho, que certamente vai fazer bonito na Endurance de 2014.

12º - GM Corsa #17 (221 voltas) - F. Kratina/F. Trennenpohl/C. Spagnol

Corsa da Kratina Racing passou o ano na garagem depois de bela estreia nas 12 Horas de 2012. Largou com confiança e ritmo honesto para suas expectativas na corrida. Mas ao contrário da edição anterior, que arrancou um top ten inesperado, dessa vez a aventura foi bem difícil para equipes e pilotos. O laranjão passou muito tempo nos boxes e conseguiu dar apenas 221 voltas, culminando com a parte debaixo da tabela.


 

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