Comparando as disputas e punições entre Vettel e Alonso em Monza

Comparando as disputas e punições entre Vettel e Alonso em Monza

publicidade

Apenas um breve comentário sobre a punição de Sebastian Vettel, no GP da Itália de domingo. Muita gente reclamou da decisão dos fiscais da FIA, definiiu como exagero obrigar o alemão a passar pelos boxes depois que na disputa pelo terceiro lugar ele espremeu Fernando Alonso na subida para a segunda variante de Monza. Outros lembraram as "apertada" que Alonso deu em Vettel no mesmo local no ano passado e que não recebeu punição. Bem, nos dois casos os fiscais da FIA acertaram.

A punição pode até ser considerada branda, por sinal. Aquele ponto da pista de Monza é quase uma curva Tamburello do traçado. Uma reta torta, por assim dizer, feita a 280 km/h. Vettel expôs Alonso a um alto risco de acidente grave ao se recusar a dar o espaço mínimo para o espanhol executar sua manobra. Puniram Roman Grosjean por conta dos riscos que assumiu na largada de Spa ao fechara trajetória de Lewis Hamilton e, no domingo, Vettel também ignorou uma Ferrari que já emparelhava do seu lado para a ultrapassagem.,

E como isso foi diferente do ano passado? Bem, basta acompanhar com atenção o vídeo abaixo, que compara as duas manobras. Em 2011, Alonso endurece na trajetória na entrada da curva, mas quando vê que o adversário está alinhando o carro, ele puxa o carro para dentro na tangência e deixa área suficiente para Vettel completar sua manobra. Tanto que o piloto da Red Bull passou. Neste ano, Vettel abre cada vez mais a saída de curva, quase tocando a linha externa, obrigando Alonso a desviar ou bater na roda traseira da Red Bull, o que causaria uma tremenda panca.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895