Contrato de cinco anos de Felipe Massa com a Williams é "fantasia", diz empresário do piloto

Contrato de cinco anos de Felipe Massa com a Williams é "fantasia", diz empresário do piloto

publicidade



Chegamos ao ponto do silly season da Fórmula 1 em que começam a aparecer as notícias "cravadas" antes sequer de um contrato estar redigido. Nessa quarta-feira, Américo Teixeira Júnior colocou no seu blog do site Grande Prêmio que Felipe Massa assinou por cinco anos com a Williams para correr a partir do ano que vem. Contrato gordo, sem patrocinadores atrelados e no lugar de Pastor Maldonado que estaria com suas malinhas de dinheiro migrando para a Lotus. Isso não aconteceu e não deve acontecer, ao menos não nesses moldes.

Um dos empresários que auxilia Nicholas Todt a administrar a carreira de Massa, Alessandro Aluni Bravi foi entrevistado pelo jornalista Livio Oricchio, do Estado de São Paulo, e avaliou a especulação como "fantasia". Basicamente, ele relatou que há conversas com a Williams, mas sequer discutiram valores ou prazo do contrato. "Sabem mais do que nós que estamos negociando", definiu.

Analisando a "notícia" divulgada, além disso, faz muito pouco sentido para a Williams uma situação como essa. Assinar com o brasileiro depois de perder seu patrocinador principal, sem qualquer ajuda financeira de apoiadores do próprio Massa? Com que dinheiro a equipe inglesa iria correr? Se argumentarem que a PDVSA manteria o financiamento por causa do contrato, não faz sentido a petrolífera venezuelana pagar a Williams e ainda pagar a Lotus para ter Maldonado em outro lugar.

Dois contratos enormes de patrocínio, enquanto no seu país de origem o governo investiga um escândalo de corrupção e mau uso das verbas de patrocínio para o automobilismo. Disney assim, francamente, sequer na Venezuela. Além disso, cinco anos de assinatura? Ninguém mais coloca a caneta num papel dessa validade com a economia delicada da Europa dos últimos tempos, ainda mais com um piloto já na segunda metade de sua carreira...

Completa a situação esquisita, a nota em inglês publicada pelo Américo Teixeira Júnior em seu blog, escrita possivelmente para angariar cliques nos sites internacionais. Inglês é apelido, pois passou longe do idioma bretão a tradução macarrônica do português: "Massa don"t will arrange sponsor, cause que doesn"t be a pay driver". A frase deveria ser "Massa doesn"t have to bring a sponsor, because he is not a pay driver" (Massa não tem que trazer patrocínio porque ele não é um piloto pagante).

O pessoal da Warm Up, alguns meses atrás, garantiu que Felipe Nasr tinha um contrato para correr na Fórmula 1 em 2014. Isso agora evaporou e o próprio piloto da GP2 admite que busca lugar de testes. A gente obteve informação de bastidores, aqui no PitLane, que o Massa teria apalavrado uma negociação forte com a McLaren. Nada está decidido na equipe inglesa, mas a situação atual é de que eles tentam tirar Fernando Alonso da Ferrari e isso colocaria por terra esse acerto prévio e que não chegou a entrar num papel com assinaturas. Existem alternativas ainda na Lotus e Force India sendo analisadas por Massa e, sim, ele pode acabar correndo pela Williams. Alguns vão mergulhar nos louros que anteciparam esse contrato no time inglês, mas no momento que está sendo alardeada a possibilidade, nada se concretizou.

Vamos fazer um adendo ao post, alguns dias depois, apenas para evitar acusações de "mentiras" no que acima foi escrito. Fazendo busca no blog do jornalista Flávio Gomes por Felipe Nasr, no primeiro resultado obtido já temos a afirmação de que a "informação que tinha é de que Felipe Nasr teria um lugar para correr, mas isso não se concretizou". No resultado logo abaixo desse: "Felipe Nasr estará na F-1 no ano que vem".

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895