Dois registros históricos de Martin Donnelly, antes e depois do terrível acidente de 1990

Dois registros históricos de Martin Donnelly, antes e depois do terrível acidente de 1990

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Nossa pescaria de onboards catou mais um V-12 simbólico. Encontramos uma volta completa em Estoril com o inglês Martin Donnelly, em 1990. Esse é possivelmente o último registro disponível de sua pilotagem na Lotus 102 Lamborghini em uma prova oficial, enquanto narra os desafios do circuito português. Na prova seguinte, o GP da Espanha em Jerez de la Frontera, ele sofreria um dos mais violentos acidentes que a Fórmula 1 tem registro.

Donnelly foi ejetado do carro que se partiu ao meio na altura do cockpit. Com uma parte do banco grudada às suas costas, o piloto rolou pelo asfalto e sofreu diversas fraturas. Por conta do atendimento rápido de Sid Watkins e sua equipe, milagrosamente sobreviveu depois de receber os últimos ritos no ambulatório da pista. Ficaram sequelas nas pernas, contudo, que acabaram com a carreira do britânico no topo do automobilismo.



Periodicamente, Donnelly precisa fazer microcirurgias nas pernas, por conta de fadiga muscular que as fraturas que sofreu deixaram. Ainda assim, em 1993 ele voltou a testar um Fórmula 1, com o Jordan-Hart, a convite de Eddie Jordan. Foi competitivo, mas não se sentiu a vontade para pilotar por longas distâncias, abandonando a carreira.

Em um momento emocionante, no Festival de Goodwood de 2011, Donnelly voltou ao cockpit do Lotus 102. Domou o carro que quase o matou na pista e fechou o ciclo sob aplausos no famoso evento de carros clássicos. Confira abaixo o vídeo:

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