Endurance vai dividir grids gigantes por segurança e melhores disputas

Endurance vai dividir grids gigantes por segurança e melhores disputas

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Os grids gigantes do Gaúcho de Endurance obrigaram uma mudança de regulamento para garantir mais condições de segurança. A Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) definiu a divisão entre protótipos/GTs e Turismo nas provas em que mais de 42 carros estiverem inscritos. Na prática, se repetirmos a nominata de Tarumã e Santa Cruz do Sul, em Guaporé a categoria se transformará em duas.


Nas duas primeiras etapas do ano, foram registrados repetidos acidentes e períodos estendidos de bandeiras amarelas, prejudicando o fluxo da corrida. A diferença de performance dos melhores protótipos para os turismos mais lentos gera preocupação exatamente para essas ocorrências. Além disso, os autódromos do RS, com uma média de três quilômetros de extensão, não comportam bem corridas com muito mais do que 40 carros.

A partir de agora, as corridas de três horas serão transformadas em duas corridas de duas horas, separando as classes I, II, III e IV de V, VI e VII. Caso o grid de alguma delas seja reduzido a menos de 20 carros, o tempo de prova será diminuído para uma hora e 40 minutos.

Pelas questões de segurança citadas e para melhorar as corridas, a mudança se justifica. Ainda assim, a categoria perderá um pouco "na fotografia" com grids separados. Talvez pudesse ser estudada uma espécie de pré-corrida com os melhores Turismo entrando no grid principal até formar os 42 carros. Existe o risco, ainda, de termos alguma prova nesta separação com dez carros, o que tiraria bastante do apelo.

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