Engenharia da UFSM defende o RS em alta velocidade no mundial de Formula SAE

Engenharia da UFSM defende o RS em alta velocidade no mundial de Formula SAE

publicidade



A mescla de trabalho universitário e automobilismo vai levar uma delegação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aos Estados Unidos. O grupo de 18 alunos de diversos cursos da Engenharia, coordenados pelo professor Mario Martins, irá desafiar alguns dos melhores do mundo no campeonato Fórmula SAE realizado no aeroporto da cidade de Lincoln, em Nebraska. No evento, cada equipe universitária apresenta seu "mini-Fórmula 1" para definir na pista qual é o melhor projeto. As provas ocorrem entre a próxima quarta-feira e o sábado. (Essa reportagem foi publicada no Correio do Povo de 16/06/2013)

Serão vários os desafios na pista para avaliar o potencial do protótipo como item de produção. Antes de irem para a pista, os carros são avaliados por sua construção e segurança. Os custos de manufatura e a apresentação de todo o projeto também contam pontos e valem premiações especiais, assim como o desenho conceitual da máquina. Para quem gosta de acelerar, velocidade também é importante.

"É bem rápida. Com motor de motocicleta de 600 cilindradas e 230 quilos acelera muito forte", relata um dos pilotos do projeto da UFSM, o kartista e aspirante a engenheiro Renan Busse. Um dos desafios, por sinal, é exatamente de aceleração pura do carro, em um trecho limitado. Há ainda prova de rallycross, em que o protótipo precisa enfrentar todo tipo de terreno sem quebrar e fazendo o menor tempo possível, entre outros desafios.

A equipe gaúcha obteve a classificação para a disputa em Lincoln depois de surpreender na etapa brasileira da Fórmula SAE. O time evoluiu do oitavo para o vice-campeonato em um ano e conquistou a vaga da classificatória realizada em Piracicaba (SP). Assista abaixo vídeo da participação da equipe na etapa brasileira.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895