Estatísticas da Mercedes GP provam: a Williams erra em todos os aspectos em 2011

Estatísticas da Mercedes GP provam: a Williams erra em todos os aspectos em 2011

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Automobilismo se decide em detalhes e, na Formula 1, o cuidado com cada aspecto da competição de multiplica em milhões. Não basta apenas projetar um carro rápido, ou somente eficiente na corrida. É preciso ainda ter os melhores pilotos, acertar as largadas, as estratégias de pit-stop e ainda a troca de pneus em si. Eis que a Mercedes GP divulgou a média de tempos das 12 equipes do mundial e surprise, surprise: a decadente Williams está entre as piores nos dois últimos aspectos.

Ou seja, não bastasse terem desenhado um veículo que nasceu errado e piorado sua aerodinâmica com cada atualização que desperdiçou milhões, erram na troca de pneus. O famoso "Adam Parr" não conseguiu juntar pessoas boas o suficiente nem no aspecto mais evidente de logística, seus mecânicos. De todas as concorrentes, a Williams fica à frente apenas de Toro Rosso, Virgin e HRT no tempo médio de parada nos boxes. Duas nanicas novatas e a ex-Minardi.

No quesito largadas, outra sova da concorrência. Barrichello só não perdeu mais posições antes da primeira curva que Mark Webber. No total, foram 18 lugares cedidos, contra 22 do australiano. Poderia ser um problema de Rubinho, apenas, mas Maldonado também perdeu um total de 11 posições. Para se ter uma ideia, as HRT largam melhor que as Williams: Liuzzi ganhou 13 posições em largadas e Ricciardo nove lugares. E é um sistema que a equipe inglesa vem trabalhando desde o ano passado, quando Barrichello apontou que havia falhas.

É exatamente por isso que, apesar da Williams ter carro com performances próximas ou até superiores às de Sauber e Force India, simplesmente desperdiça quase todas as chances de marcar pontos. Em Monza, Maldonado aproveitou a confusão na primeira curva e estava em sexto lugar, na mesma estratégia dos rivais. Mas aí, a Williams chamou ele para os pits depois da janela ideal e ainda fez uma troca desastrosa de pneus. Resultado, terminou em 11º, fora da zona de pontuação. O mesmo ocorreu com Barrichello em mais de uma prova, soma de largadas ruins, estratégia errada e pit-stops lentos. Não há pacote aerodinâmico que resolva quando o fator humano mais básico está falhando.

Veja o ranking de tempo dos pits:

1. Red Bull – 21.81
2. Mercedes – 21.94
3. McLaren – 22.06
4. Ferrari – 22.36
5. Force India – 22.48
6. Lotus – 22.71
7. Renault – 22.72
8. Sauber – 22.81
9. Williams – 22.96
10. Toro Rosso – 23.05
11. Virgin – 23.65
12. HRT – 25.14

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