Fórmula 1: Verstappen sobra na pole do GP do Catar e Mercedes aproveita tropeço da McLaren

Fórmula 1: Verstappen sobra na pole do GP do Catar e Mercedes aproveita tropeço da McLaren

Russell, Hamilton e Alonso completam as primeiras filas, após Norris e Piastri terem suas voltas deletadas

AE

Holandês dominou as ações em Losail

publicidade

Muito perto de ser tricampeão da Fórmula 1, Max Verstappen vai largar em primeiro lugar no GP do Catar, domingo. O holandês da Red Bull foi o único a correr abaixo de 1min24s no treino classificatório, disputado no Circuito de Lusail nesta sexta-feira, e garantiu a pole position, sua décima do ano, com uma volta de 1min23s778. A McLaren estaria na primeira fila, mas Lando Norris teve a volta deletada por usar parte externa da pista. Com isso, a Mercedes ficou com segundo e terceiro lugare do grid; George Russell à frente de Lewis Hamilton. Fernando Alonso tinha ironizado que a McLaren estava com "excesso de confiança" e a professia se concretizou. Oscar Piastri também teve voltas eliminadas o que elevou o espanhol ao quarto posto do grid com a Aston Martin.

Piastri tinha ao menos uma volta com pneus usados que foi suficiente para figurar no sexto posto, atrás da Ferrari de Charles Leclerc. Atrás da primeira McLaren, as Alpine de  Pierre Gasly e Esteban Ocon; com Valtteri Bottas em surpreendente nono lugar com a Alfa Romeo e, finalmente, Lando Norris sem tempo. Sergio Pérez, único com remotas chances de tirar o título o do companheiro de Red Bull, vai largar apenas na 13ª posição.

É provável que a pole position e a corrida principal, marcada para as 14h de domingo, pouco importem para a confirmação do tricampeonato de Verstappen, já que ele pode garantir o título no sábado, durante a corrida sprint, que conta pontos para a classificação e será disputada às 14h30min. Basta terminar a prova curta em pelo menos sexto lugar. Se a confirmação não vier no sábado, o holandês vai entrar na pista, no dia a seguinte, precisando apenas da oitava colocação para festejar o tri, independentemente do resultado do companheiro Pérez, vice-líder.

Depois de liderar o único treino livre da etapa catariana, mais cedo nesta sexta, o holandês fez o mesmo durante a primeira sessão classificatória. Alonso, que mostrou força e terminou em quarto no TL, competiu novamente pelo topo e terminou o Q1 na quinta colocação, enquanto Sainz e Leclerc, segundo e terceiro colocados da sessão livre, respectivamente, pioraram o desempenho da Ferrari - o monegasco foi sexto e o espanhol acabou em nono. Logan Sargeant, Lance Stroll, Liam Lawson, Kevin Magnussen e Zhou Guanyou foram eliminados. Alex Albon conseguiu derrubar o companheiro de Williams do Q2 no finalzinho.

O Q2 foi marcado por um episódio que causou irritação em Verstappen. Perto do final, enquanto tentava melhorar seu tempo, o holandês se deparou com Sainz tentando se defender de uma possível ultrapassagem na pista e por pouco não tocou a Ferrari do espanhol. "O que ele está fazendo? Está se defendendo, quase bati nele", reclamou para a Red Bull no rádio. O estorvo não causou grande estrago e o quase campeão terminou a sessão com o segundo melhor tempo, atrás apenas de Lewis Hamilton. Norris foi o terceiro. As surpresas foram Carlos Sainz e Sérgio Pérez, com performances muito abaixo, fora do Q3. Yuki Tsunoda, Alexander Albon e Nico Hulkenberg também dançaram.

Na sessão final, houve uma disputa inicial com Alonso e Norris como protagonistas. O britânico, contudo, teve seu tempo anulado por infringir os limites de pista na curva 5, onde outros pilotos encontraram problemas, como Leclerc, que perdeu o controle ao passar por lá, mas conseguiu se recompor. O primeiro a marcar abaixo de 1min24s foi Verstappen, com uma volta de 1min23s778. Ninguém repetiu o feito, e o holandês cravou a pole.

Confira o resultado do treino classificatório do GP do Catar:

1º. Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 1min23s778

2º. George Russel (ING/Mercedes), em 1min24s219

3º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes), em 1min24s305

4º. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), em 1min24s369

5º. Charles Leclerc (MON/Ferrari), em 1min24s424

6º. Oscar Piastri (AUS/McLaren), em 1min24s540

7º. Pierre Gasly (FRA/Alpine), em 1min24s553

8º. Esteban Ocon (FRA/Alpine), em 1min24s763

9º. Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo), em 1min25s058

10º. Lando Norris (ING/McLaren), sem tempo

-------------------------------------------------

11º. Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), em 1min25s301

12º. Carlos Sainz (ESP/Ferrari), em 1min25s328

13º. Sergio Pérez (MEX/Red Bull), em 1min25s462

14º. Alexander Albon (TAI/Williams), em 1min25s707

15º. Nico Hulkenberg (ALE/Haas), em 1min25s783

-------------------------------------------------

16º. Logan Sargeant (EUA/Williams), em 1min26s10

17º. Lance Stroll (CAN/Aston Martin), em 1min26s345

18º. Liam Lawson (NZL/AlphaTauri), em 1min26s635

19º. Kevin Magnussen (DIN/Haas), em 1min27s046

20º. Zhou Guanyu (CHI/Alfa Romeo), em 1min27s432


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895