F1 anuncia mudanças importantes para Sprint Race e corridas interrompidas

F1 anuncia mudanças importantes para Sprint Race e corridas interrompidas

Pontuação vai ser variável em provas encurtadas por bandeiras vermelhas

Bernardo Bercht

Novos procedimentos buscam melhorar lado desportivo

publicidade

A Comissão da Fórmula 1 definiu algumas mudanças importantes para a temporada 2022, em reunião nesta segunda-feira. Apesar de adiar "para os próximos dias" uma definição sobre os erros de procedimento na decisão do título em Abu Dhabi, tomou algumas medidas importantes para melhorar a desportividade neste ano. A principal delas, quanto aos procedimentos de corridas interrompidas por força maior, ou acidentes.

De acordo com as novas regras, a farsa ocorrida no GP da Bélgica, por exemplo, não se repetirá. Na ocasião, não houve corrida e o resultado dos treinos definiu a pontuação, o que inclusive influenciou o campeonato. Agora, uma prova para valer pontos terá de ter ao menos duas voltas sob bandeira verde, em ritmo de competição.

Além disso, os pontos distribuídos dependeram do percentual de voltas completados. Se 25% ou menos da corrida tiver passado, pontuarão os cinco primeiros, com o vencedor somando seis pontos. Com até 50% das voltas, os nove melhores receberão pontos, com o líder levando 13 pontos. Por fim, 75% ou menos dará pontos ao top ten, mas com o vencedor totalizando 19 pontos ao invés dos 25 usuais.

Também foram confirmadas três Sprint Races, em Ímola, Áustria e Brasil. O formato de competição será mantido, mas a pole-position passará a ser creditada ao autor da volta mais rápida na sexta-feira. Os oito primeiros da corrida curta somarão pontos, além dela definir o grid da disputa principal no domingo. A correção da pole-position é um grande acerto, visto que adicionar às estatísticas um resultado de corrida sequer fazia sentido.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895