Fechou o tempo na F-1: Force India e Sauber acionam Comissão Europeia por administração injusta

Fechou o tempo na F-1: Force India e Sauber acionam Comissão Europeia por administração injusta

publicidade



No dia em que a Haas F1 anunciou seu primeiro piloto, suas prováveis rivais diretas acirraram os ânimos da Fórmula 1. Sauber e Force India apelaram na Comissão Europeia contra a organização econômica e governança do campeonato mundial. A acusação é de favorecimento financeiro do grupo que administra a F-1 CVC Capital Partner às cinco grandes equipes: Ferrari, Mercedes, Red Bull, McLaren e Williams.

A Force India chegou a divulgar nota oficial sobre a questão, apontando para o que julga ser aspectos injustos e que deixam precária a situação dos times menores. "Somos um dos dois times que registraram reclamação questionando a governança da F-1", apontou o texto. "Mostramos que o sistema de distribuição de lucros e a forma como as regras são determinadas são injustas e ilegais", disparou o time indiano.

Fato é que preteou o olho da gateada para o sistema que fatiava o bolo e passava as melhores partes para os times "tradicionais" antes da distribuição efetiva dos ganhos da categoria. Os "poderes de veto" das equipes também estão em xeque, com as mudanças de regulamento sempre dependendo da concordância dos que já "mandam" no esporte pelo poderío econômico.

A partir da denúncia, a Comissão Europeia poderá forçar mudanças no modus operandi da CVC, Bernie Ecclestone e companhia limitada. Desde multas milionárias a administradores e equipes até toda uma reestruturação podem estar a caminho para a Fórmula 1. As nanicas se revoltaram contra o sistema.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895