Ferrari é destaque e Fórmula 1 reencontra velho inimigo aerodinâmico no dia 1 dos testes

Ferrari é destaque e Fórmula 1 reencontra velho inimigo aerodinâmico no dia 1 dos testes

Norris foi o mais rápido com o carro leve para a McLaren, em dia marcado pelo "porpoising"

Bernardo Bercht

Leclerc teve maior consistência de voltas rápidas no dia

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Chegou o dia! Carrinhos na pista! A Fórmula 1 deu a largada para seus testes de inverno com um dia movimentado para os novíssimos carros em Barcelona. A McLaren liderou no fim, com Lando Norris, mas os tempos ainda estão bem acima e devem cair. As palavras mágicas da sessão, nesta quarta-feira, foram quilometragem e "porpoising", essa última aparentemente vamos ter que nos acostumar, assim como as equipes.

Entre os jornalistas que estavam no circuito espanhol, esse foi o termo mais repetido sobre o comportamento dos carros. "Porpoising" é um fenômeno que já assombrava A F1 dos anos 80, quando os carros utilizavam o efeito solo. Ele voltou e, apesar de toda a engenharia e túneis de vento, o purpoising também surpreendeu os engenheiros.

Numa tradução livre, o mais próximo que consegui pensar foi "corcoveio". Tal qual um cavalo nervoso, o carro começa a balançar em altas velocidades quando a altura do F1 para o solo muda e a quantidade de downforce gerada pelo assoalho diminuí bruscamente. O carro gruda, desgruda, gruda de novo e faz isso várias vezes, tornando imprevisível e difícil a pilotagem.

O fenômeno não foi exclusividade de uma equipe só, com todo mundo sofrendo um tanto com o "porpoising". No fim da sessão, a McLaren parece ter encarado melhor, mas a maioria acredita que foi por estar com tanque mais vazio, o que alivia o surgimento do corcoveio. De qualquer forma, Norris anotou 1min19s568 e foi o mais veloz após 103 voltas.

A Ferrari, da qual se espera coisas boas com seu projeto impressionante, liderou a maior parte do dia com Charles Leclerc e terminou com segundo e terceiro lugares, somando Carlos Sainz. No total, os dois pilotos da Scuderia percorreram mais quilometragem que todo mundo, somando 153 voltas.

Perto deles, somente os pacientes Max Verstappen e Fernando Alonso. Explicamos a paciência por conta da dupla ter circulado quase o tempo todo de tanque cheio. O campeão com sua agressiva Red Bull foi apenas nono, mas anotou 147 voltas; enquanto o espanhol acumulou 146 passagens com a Alpine. O carro francês, com conceito similar ao da Red Bull, fez a oitava marca e teve as menores velocidades de reta. Mas isso foi explicado pelo time ter um problema com a asa móvel e decidir não usar o aparato no dia.

Na busca da sua revanche, a Mercedes teve um dia sem fogos de artifício, mas com a tradicional eficiência germânica. George Russell fez o quarto tempo e Lewis Hamilton foi o quinto. O heptacampeão, contudo, claramente tirou o pé numa volta em que os dois primeiros setores teriam sido os melhores do dia. Juntos, os dois somaram 127 voltas para a Mercedes, uma boa métrica para o dia. Um pouco menos que a Williams que anotou 132 com Nicholas Latifi e Alex Albon, no seu retorno ao grid. A Aston Martin fez um dia low profile com Vettel e Stroll, mas acumulando bastante conhecimento do novo carro.

Os problemas ficaram mesmo para as lanterninhas de 2021, Alfa Romeo e Haas. A Haas teve uma manhã complicada, com um problema de vazamento no sistema de refrigeração enquanto Nikita Mazepin guiava. Mick Schumacher voltou à tarde, mas danificou o assoalho. Assim, a dupla acumulou apenas 43 voltas.

A Alfa foi ainda pior. O coitado do Robert Kubica deu apenas nove voltas até uma "pequena peça", como informou o time, quebrar. Valtteri Bottas retornou de tarde, mas fez o time chegar apenas a 31 voltas no total antes de ter mais problemas eletrônicos. Vão ter muito trabalho.

Veja os tempos e total de voltas:

1. Norris (McLaren) 1m19.568s, C4, 103 voltas
2. Leclerc (Ferrari) 1m20.165s, C3, 80 voltas
3. Sainz (Ferrari) 1m20.416s, C3, 73 voltas
4. Russell (Mercedes) 1m20.784s, C3, 77 voltas
5. Hamilton (Mercedes) 1m20.929s, C3, 50 voltas
6. Vettel (Aston Martin) 1m21.276s, C3, 52 voltas
7. Tsunoda (AlphaTauri) 1m21.638s, C3, 120 voltas
8. Alonso (Alpine) 1m21.746s, C3, 146 voltas
9. Verstappen (Red Bull) 1m22.246s, C2, 147 voltas
10. Bottas (Alfa Romeo) 1m22.572s, C3, 23 voltas
11. Albon (Williams) 1m22.760s, C3, 66 voltas
12. Schumacher (Haas) 1m22.962s, C3, 23 voltas
13. Stroll (Aston Martin) 1m23.327s, C3, 67 voltas
14. Latifi (Williams) 1m23.379s, C3, 66 voltas
15. Mazepin (Haas) 1m24.505s, C2, 20 voltas
16. Kubica (Alfa Romeo) 1m25.909s, C3, 9 voltas


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