Gabriel Bortoleto bota Brasil de novo no radar da Fórmula 1

Gabriel Bortoleto bota Brasil de novo no radar da Fórmula 1

Piloto de 18 anos detalha abordagem "técnica e planejada", com orientação de Alonso para chegar no topo

Bernardo Bercht

publicidade

O brasileiro de 18 anos Gabriel Bortoleto tomou de surpresa os flashes do automobilismo europeu em 2023. Numa temporada em que a Fórmula 2 produziu poucos destaques individuais, ele arrebatou as manchetes com sua performance consistente e dominante no ano de estreia na Fórmula 3 FIA. Faltam apenas dois pontos na última etapa, em Monza, para Bortoleto ser campeão e sonhar com voos ainda mais altos. E sim, a Fórmula 1 está na alça de mira e o garoto tem como mentor e entusiasta um bicampeão mundial: Fernando Alonso.

“É uma lenda da Fórmula 1 né? Minha relação com ele é bem tranquila e a gente sempre conversa antes das corridas, discute um pouquinho de como as coisas estão indo”, relata o líder da Fórmula 3, que assinou com a empresa do espanhol, a A14 Management, para gerenciar sua carreira. “Eu não encho muito o saco dele, pois é um cara ocupado, mas tento sempre que tiver uma pergunta importante, mandar”, explica o garoto.

Bortoleto descarta a fama de ‘malvadão’ de Fernando Alonso, conhecido por polêmicas, principalmente no forte confronto com Lewis Hamilton, na McLaren em 2017. “Ele responde na hora, é um cara nota dez. Tem fama de malvadão, mas não é. É muito gentil e é um dos menos estrela com quem eu tive contato”, salienta. 

Foco total e atenção nos detalhes estão entre os pontos fortes de piloto brasileiro, que reforça a inspiração no espanhol. Questionado sobre o começo meteórico na Fórmula 3 este ano, ele explica como abordou o começo de temporada, após um ano nem tão bom assim na Euroformula, uma categoria menos prestigiada. “Minha vida inteira foi focada em automobilismo. Na escola eu olhava a hora para sair e ir treinar na pista de kart”, lembra. “Então, eu sempre me dediquei a estudar pistas, concorrentes, regulamento de campeonato”, completa.

“Antes desta temporada eu estudei as regras em detalhes para ver onde tirar alguma vantagem”, enfatiza o piloto. “Antes de cada corrida em cada pista, eu faço sessões de simulador de umas quatro horas, para compreender cada curva”, acrescenta. “Tento me esforçar o máximo para não me arrepender de que, em algum momento, eu podia ter me dedicado mais”, finaliza.

O esforço se transformou em enorme vantagem na tabela de pontuação, com uma equipe pouco acostumada a liderar campeonatos. A pequena italiana Trident nunca foi campeã com um piloto na escada da Federação Internacional de Automobilismo. Nem F3, nem F2. As vitórias foram esporádicas e espaçadas.

Com Bortoleto, entretanto, venceu nas duas primeiras provas de 2023 e circulou perto do pódio o tempo todo. E o primeiro troféu de campeão de pilotos deve ir para a prateleira exatamente no GP caseiro do time, o da Itália, no templo de Monza. De certa forma, será uma celebração na segunda casa para o brasileiro também. “Eu decidi me mudar para Milão esse ano e ficar perto da equipe. Assim, consegui trabalhar com o pessoal e me dei muito bem. Eu moro na Itália desde os meus 12 anos e eu estou muito entrosado com a equipe”, aponta. “Acho que a gente encaixou tudo. Engenheiro, piloto, mecânico, todo mundo. Por isso que a gente tá tendo esse resultado”, comemora o paulista Bortoleto. 
Com essa boa conexão e as orientações de Alonso, a evolução foi muito rápida para o jovem piloto. “Eu tive todo o apoio para aprender o mais rápido possível esse carro da F3. Tem umas manhas, como é melhor fazer tal coisa com os pneus, a frenagem. Mas assim, isso tudo é uma questão de estudo, né?”, observa ele.

“Já com o Alonso, a gente sempre conversa mais de pilotagem, o que fazer em tal curva, de tal pista”, explica o piloto brasileiro. “Em Melbourne (no GP da Austrália), a gente se encontrou e ele falou sobre uma curva que fecha do nada, me avisou que se pisar na grama vai rodar. Esse tipo de dica ele sempre é prestativo”, detalha o brasileiro, que ainda brinca sobre a longevidade da carreira do espanhol de 42 anos. “Ele é fominha, capaz de eu me aposentar e ele ainda estar na Fórmula 1”, diverte-se.

Preparação mental e uma ‘academia’ chamada Alonso

O automobilismo tornou-se um esporte cada vez mais seguro com a evolução tecnológica, mas a fatalidade ainda ronda as pistas. E atingiu diretamente um contemporâneo de Bortoleto. Semanas antes dele mesmo correr na famosa pista de Spa-Francorchamps, na Bélgica, o holandês Dilano Van’t Hoff sofreu fortíssimo acidente após a curva Eau-Rouge e perdeu a vida.

Um baque que sacudiu todo o padoque da F3. “Conheci o Dilano, ele pegou um capacete meu emprestado em 2021, pois tinha esquecido o dele. Era um cara bacana. Não era amigo próximo, mas eu senti a perda dele. Fiquei muito pensativo”, lembra Bortoleto.

A preparação mental, então, entrou em ação para correr o GP da Bélgica, com o agravante da chuva presente em vários momentos. “Na hora que fecha a viseira, esquece de tudo isso. É foco e concentração”, enfatiza. Neste caso, o foco ainda teve que deixar de lado o smartphone: “Eu evitei rede social na semana de corrida. Sabia que ia estar por todo lado, que a F3 ia correr após o acidente fatal, em Spa.”

Superada a prova tensa, Bortoleto mira o agora do título provável, mas com uma meta concreta para 2024. “Quero subir para a Fórmula 2. Se me tornar campeão vai ser o passo certo. Espero conseguir uma boa equipe para lutar pela ponta e ir para cima no campeonato. Temos conversas com alguns times e nada está fechado. Alguns programas de pilotos também vieram falar”, explica o piloto paulista.

As academias de times da Fórmula 1 são alguns dos grandes trampolins para uma vaga oficial. Vaga que para o Brasil, não existe de forma fixa desde que Felipe Massa se aposentou, em 2017. Pietro Fittipaldi ainda correu duas etapas em 2020, mas ficou por aí. Atualmente, Felipe Drugovich é piloto de desenvolvimento da Aston Martin; Pietro segue na Haas F1 e Enzo Fittipaldi faz parte do programa da Red Bull.

“É bom ter apoio da academia, mas não é impossível avançar sem”, avalia Bortoleto. “Um contrato ao seu lado com time de F1 favorece. Mas garanto que a melhor academia para estar é com esse apoio do Fernando Alonso. Eu tenho que pensar no dia de hoje, não estou pensando tanto no que vai vir ano que vem, quem vai vir patrocinar”, diz.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895