Gurizada que cresceu em Tarumã vence 12 Horas com o Onix #10

Gurizada que cresceu em Tarumã vence 12 Horas com o Onix #10

Guto Rotta, Bernardo Cardoso e João Cardoso fizeram história junto com o piloto da Stock Car Tuca Antoniazzi

Bernardo Bercht

Onix #10 dominou na velocidade e na tática

publicidade

Três guris que cresceram e viveram o templo do automobilismo e um veterano apaixonado entraram para a história de Tarumã neste domingo. Bernardo Cardoso, João Cardoso, Guto Rotta e Tuca Antoniazzi cruzaram 465 voltas, 1.402 quilômetros e da meia-noite de sábado até o meio-dia de domingo se tornaram campeões das 12 Horas de Tarumã.

O pódio foi formado, na segunda colocação, pelo valente e incansável grupo do Onix #47. Christian Castro (5 vezes campeão das 12h) liderou Laerton Souza e Pedro Miranda numa recuperação que foi outra grande história da corrida. A quebra do coletor de admissão, às 2h30min, fez o time perder 16 voltas nos boxes. Recuperaram oito delas com ritmo alucinante, recuperaram 11 posições para fechar no segundo lugar.

No terceiro posto, teve emoção até o fim. Rodrigo Dimare, Cesar Labrea, Helison Vianna e Carlos Barcelos sempre se mantiveram entre os 8 melhores e subiram para o terceiro posto com os problemas do Ford Ka #5. Na última relargada, se engalfinharam com retardatários, comeram muita areia no Tala Larga, mas voltaram para a pista sem bater e cruzaram para o troféu.

Na luta do primeiro lugar com o #10, o principal concorrente foi o Ford Ka Tubarão #5 (Rodrigo Ribas/Thomas Bernardi/Mario Bernardi/Tiel de Andrade). Trocaram a liderança muitas vezes com o Onix vencedor, mas o carro teve problemas na arrancada final e finalizou em quarto.

A "Gurizada" do Onix #10 já tinha mostrado força com a pole-position de Bernardo Cardoso. Veio a largada e a turma disparou na liderança  tentando abrir desde o início. Sofreram certa pressão de Fabiano Cardoso e do Onix #6 (Fabiano Cardoso/Augusto Freitas/Thiago Tambasco/Ernani Kuhn). Fabiano, por sinal, que dividiu a primeira fila com o filho, uma luta em família pela liderança.

Mas o #10 foi mais consistente o tempo inteiro e na virada da segunda hora já abria uma volta de vantagem para os concorrentes imediatos. O Tubarão #5 pressionava, em alguns momentos e alternava a liderança nos pit-stops. O carro mais rápido era o HB20 #711 (Demilson Andrade/Guilherme Pozzi/Gustavo Camilo/Thiago Messias) que ficaria com a volta mais rápida em 1min20s665, mas largaram no fundo do pelotão e problemas logo fizeram a viatura perder desempenho e voltas nos pits.

Na chegada do amanhecer, a grande cartada rumo a vitória foi a antecipação do Onix #10 na sua parada regulamentar de 15 minutos. A equipe Auto Racing caiu para o quinto lugar, perderam cinco voltas e ficaram no meio do pelotão, mas depois disso tinham apenas que manter o ritmo para recuperar o primeiro lugar.

Só uma sequência muito desfavorável de safety cars tiraria a vitória do #10 e ela não veio. Os últimos 10 minutos foram muito mais de festa que nervosismo. Depois da bandeirada foram duas festas, por sinal. A gurizada que está acostumada a vencer no Turismo 1.4 comemora no Tala Larga. E a turma foi lá mesmo subir no teto do carro e festejar com os valentes que ainda acampavam e faziam churrasco. Depois, alinharam os vencedores na reta como é tradição e fizeram a apoteose com os banhos de balde de água, abraços e choros emocionados de quem vive a cada ano as 12 Horas de Tarumã.

Confira a cobertura:

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895