Haas F1 lança primeiro carro da F1 2019, com inspiração italiana

Haas F1 lança primeiro carro da F1 2019, com inspiração italiana

Novo modelo da equipe norte-americana evolui conceitos usados por ela e a Ferrari no ano passado

Bernardo Bercht

publicidade

Agora sim! Começou a temporada da Fórmula 1. A Haas F1 apresentou seu novo carro, o primeiro dos novos bólidos da categoria em 2019. De cara, uma revolução na pintura, com o preto e dourado do patrocinador Rich Energy dando ares das clássicas Lotus para o time norte-americano.

Mas tinta e cores não ganham corrida e será nos detalhes que Romain Grosjean e Kevin Magnussen terão alguma vantagem para subir na tabela de pontos em relação ao ano passado. O DNA Ferrari segue incrustrado no desenvolvimento dos norte-americanos e a parceria fez herdar alguns elementos do carro de 2018 dos italianos.

É o caso do bico, com aquele calombo protuberante seguindo medidas quase idêntica aos projeto ferrarista anterior. Mais marcante, o trabalho nas entradas de ar laterais é um desenvolvimento imediato do que a fornecedora da Haas utilizou em 2018.

As aletas entre as rodas e o cockpit, o famoso aileron, ganhou trabalho minucioso com vários segmentos serrilhados. Com a adoção de asas dianteiras mais simples por regulamento, esse segmento do carro deve ganhar atenção especial dos engenheiros.

Na visão lateral, é possível perceber que o Haas VF-19 tem um centro de gravidade mais baixo que o antecessor. Tudo está compactado em direção ao assoalho e a lâmina (barbatana) sobre a carenagem do santantônio começa ainda mais abrubtamente. Os componentes do novo motor Ferrari estão muito compactos para permitir essa configuração.

Na traseira, o novo aerofólio da FIA, com muito menos firulas, mas bastante trabalho nas laterais, esculpidas para evitar a turbulência dos pneus. No geral, uma grande revisão de 2018, com toques da vencedora Ferrari.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895