Hamilton chega a 90 vitórias em prova épica no GP de Mugello de F1

Hamilton chega a 90 vitórias em prova épica no GP de Mugello de F1

Corrida cheia de acidentes e alternativas teve três relargadas e fortes brigas pelo pódio

Bernardo Bercht

Britânico perdeu liderança na largada, mas recuperou para faturar mais uma taça

publicidade

Uma corrida maluca e cheia de alternativas - com duas bandeiras vermelhas, vários acidentes e num traçado muito exigente - foi palco da vitória 90 de Lewis Hamilton na Fórmula 1. Aquele que pode ser o único GP de Mugello teve uma merecida prova para entrar para a história, com duelo direto pela ponta com Valtteri Bottas e uma batalha gigante pela última vaga no pódio. Ela ficou com Alex Albon, o primeiro tailandês a levantar troféu na categoria. Mas Daniel Ricciardo merecia muito com a Renault, sendo o piloto do dia.

O começo da corrida foi muito acidentado. Na largada normal, Bottas arrancou melhor que Hamilton e assumiu a ponta. Verstappen tentou atacar, mas a Red Bull engasopou na reta e quem brilhou foi Charles Leclerc. O monegasco arrancou de quinto para ser o terceiro na primeira curva e até atacou Hamilton. Em seguida, o desastre.

Carlos Sainz bateu rodas com Lance Stroll e rodou no meio do pelotão. Lá atrás, Raikkonen e Gasly se enroscaram e acabaram batendo no touro manco de Verstappen. Red Bull e AlphaTauri ficaram fora da contenda. Sebastian Vettel foi o dano colateral e perdeu o bico. Ele e Raikkonen se dirigiram aos boxes em meio ao safety car.

Veio a relargada e Bottas segurou demais o pelotão. Quem vinha lá atrás, acelerou antes e Antonio Giovinazzi não conseguiu desviar. Bateu em cheio na Haas de Romain Grosjean. Sainz e Nicholas Latifi acabaram envolvidos e os destroços na reta principal obrigaram a bandeira vermelha. Detalhe interessante, os veteranos Raikkonen e Vettel anteveram a encrenca e, quando o safety car saiu, nitidamente tiraram o pé. Com isso, tiveram tempo de frear e evitar a batida no enrosco.

Todos alinharam para uma nova largada. Bottas largou melhor, mas dessa vez Hamilton engatou no vácuo e botou por fora. Freou bem mais tarde e assumiu a liderança, botando ordem na casa da Mercedes.

A partir daí, o foco estaria na luta de Leclerc para tentar manter alguém atrás de sua Ferrari. Não conseguiu. Stroll, Ricciardo, Perez e Albon passaram. O monegasco tentou linha interna e externa, nada funcionou. Para piorar, seus pneus gastaram antes e ele foi buscar borracha nova.

Ricciardo era o tubarão da vez, na perseguição por carne nova depois de superar Perez e Leclerc. Pressionou Stroll, chegou a abrir asa, mas decidiu pelo undercut. Deu certo, o australiano voltou voando de borracha nova e superou a Racing Point. O pódio parecia muito próximo.

Lá na frente, Bottas tentou parar antes de Hamilton para aproveitar o pneu novo. Só que, na volta anterior, ele errou e perdeu três segundos. Quando os dois trocaram, o britânico liderava com margem maior ainda, de seis segundos.

A essa altura, Stroll e Albon estavam na perseguição a Ricciardo, que tinha os pneus mais gastos. Ao se aproximar da zona de asa móvel, Stroll teve um furo no pneu traseiro esquerdo, rodou e bateu muito forte. O chassis da Racing Point chegou a dobrar, mas felizmente o piloto saiu bem. Pelo estrago na barreira de pneus, veio nova bandeira vermelha.

A relargada teve show de Ricciardo. O australiano pulou feito um raio e passou Bottas. Outra baita largada foi de Raikkonen, que passou as duas Ferrari. Ricciardo ainda tentou tirar uma casquinha de Hamilton, mas não deu. Quando todos se acomodaram, porém, a Renault não tinha força para ficar na frente e o finlandês retomou a vice-liderança.

Agora, Alex Albon tinha o primeiro pódio da carreira na alça de mira. E ele foi buscar. A Red Bull de pneus novos tinha muito mas ação que  Ricciardo e ele não conseguiu segurar o precioso troféu. Albon botou por fora e se adiantou para ser o primeiro piloto da Tailândia a subir na tribuna de honra da Fórmula 1.

Bottas ainda tentou atacar no fim e se aproximou a 1,2s a três passagens do fim. Mas Hamilton tinha guardado umas garrafas vazias e fez a volta mais rápida, abrindo até cruzar para sua vitória de número 90. Bottas fechou em segundo, com Albon em terceiro. O quarto lugar foi de Ricciardo, com o discreto Perez em quinto, seguido de um batalhador Norris com uma McLaren difícil. Daniil Kvyat levou um sétimo posto valioso.

Mais atrás, a luta era na pista e no cronômetro. Raikkonen tinha uma punição por entrar cortando caminho nos boxes. Leclerc conseguiu ficar perto e herdou o oitavo lugar para a Ferrari. Vettel, nem isso. O alemão não conseguiu descontar cinco segundos para a Alfa Romeo. Com isso, o finlandês somou valiosos dois pontinhos em nono. A segunda Ferrari levou o pontinho final, de forma meio cruel para George Russell. O inglês andou a corrida toda nos pontos, para perder no fim e chegar em 11º.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895