Hamilton largará na pole position do Grande Prêmio de Mônaco

Hamilton largará na pole position do Grande Prêmio de Mônaco

Carros da Mercedes largam na frente da Red Bull do holandês Max Verstappen e da Ferrari do alemão Sebastian Vettel

AFP

Hamilton comemorou a pole no GP de Mônaco

publicidade

O piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) largará no domingo na pole position do Grande Prêmio de Mônaco, após conseguir o melhor tempo classificatório, à frente do seu companheiro de equipe Valtteri Bottas. Os dois carros da Mercedes largam na frente da Red Bull do holandês Max Verstappen e da Ferrari do alemão Sebastian Vettel, que ocupam a segunda fila. O monegasco Charles Leclerc (Ferrari), o mais rápido na última rodada de testes livres, foi eliminado na primeira rodada (Q1) por um erro tático de sua equipe.

"É a corrida que todo piloto sonha" e "significa muito para mim", disse Hamilton, cinco vezes campeão mundial após a classificação. O britânico venceu em Mônaco em 2008 e 2016. A Mercedes conquistou as duas primeiras posições em todas as corridas nesta temporada e confirma assim seu domínio. A escuderia alemã está de luto após a morte nesta semana do ex-campeão do mundo austríaco Niki Lauda, que era vice-presidente não-executivo.

Hamilton era muito próximo a Lauda, que o convenceu a assinar em 2013 com a Mercedes, equipe na qual conquistou quatro de seus cinco títulos mundiais. Bottas afirmou que "não havia nenhum motivo para se resignar desde sábado" após as classificações. O finlandês elogiou seu companheiro pela pole position e se mostrou "muito decepcionado" por não ter conseguido aquela que teria sido sua quarta pole consecutiva. Na classificação do Mundial, Hamilton soma 112 pontos, sete a mais que Bottas. Verstappen é o terceiro com 66, dois à frente de Vettel.

Minuto de silêncio

Os pilotos da Mercedes conquistaram as duas primeiras posições em todas as corridas desta temporada e confirmam o domínio também desde o circuito urbano do Principado. Hamilton superou Verstappen em meio segundo, uma distância significativa na Fórmula 1. O jovem piloto holandês disse no entanto que haviam "feito um bom trabalho", confiando em poder lutar com as Mercedes no domingo.

O grande derrotado da classificação foi a Ferrari, que apesar da 4ª colocação de Vettel sacrificou Leclerc. "Não tenho palavras. É difícil aceitar. Tirar uma classificação como esta é uma verdadeira lástima", afirmou muito decepcionado o monegasco. Sua escuderia não o colocou na pista nos últimos minutos da primeira fase de classificação (Q1) enquanto que nesse momento Vettel lutava para chegar à Q2. Por esse motivo não teve oportunidade de melhorar o tempo que havia marcado no início dos treinos.

Vettel conseguiu o melhor tempo nessa Q1 e Leclerc terminou em 16º, o primeiro dos eliminados nessa fase. A corrida de domingo terá início às 15h (10h de Brasília) após a observação de um minuto de silêncio em memória de Niki Lauda.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895