Hamilton quebra hegemonia de Verstappen e crava pole do GP da Hungria

Hamilton quebra hegemonia de Verstappen e crava pole do GP da Hungria

Britânico acertou cada detalhe para superar holandês por 3 milésimos e devolver a Mercedes à ponta

Bernardo Bercht

Britânico não fazia pole desde decisão de 2021

publicidade

Precisou artilharia pesada para quebrar a hegemonia de Max Verstappen nas pole-positions. O Lewis Hamilton mais inspirados dos últimos tempos mostrou por que faz a diferença, neste sábado, e cravou a pole-position do GP da Hungria para a Mercedes. O britânico acertou cada detalhe para definir a melhor marca por três milésimos!

O holandês formou a primeira fila, como estamos acostumados, mas na segunda fila a McLaren seguiu fazendo bonito. Lando Norris foi o terceiro e, não fosse uns errinhos, poderia ele ter ocupado o primeiro posto. A segunda fila é toda laranja, com Oscar Piastri em quarto.

A Alfa Romeo foi a maior surpresa do dia, depois de meses no fim do pelotão. E Guanyou Zhou aproveitou para anotar o quinto lugar no grid. Empurrou a Ferrari de Charles Leclerc para sexto, num dia difícil para os italianos, que ainda tiveram Carlos Sainz cortado no Q2.

O sétimo foi Valtteri Bottas na outra Alfa, confirmando o potencial do carro. Desapontamento para a Aston Martin, numa das pistas que esperava retomar os bons tempos do começo do ano. Não funcionou de novo, e apenas a teimosia de Fernando Alonso puxou o carro para o Q3, onde se posicionou num mediano oitavo posto.

Mais frustrado, porém, Sérgio Perez. A Red Bull não estava num fim de semana perfeito, mas o nono lugar ficou longe do esperado. Pelo menos chegou no Q3 dessa vez. Por falar em Q3, Nico Hulkenberg esteve lá de novo, parte do 10º posto com a Haas.

A F1 teve um novo formato de qualy, com pneus duros obrigatórios no Q1. A sessão acabou tendo um ar de loteria, pois a pista melhorava e os pneus ainda estavam frios. Quem conseguiu esquentar e não pegar trânsito, se deu bem.

Foi o caso de Daniel Ricciardo para um retorno melhor que a encomenda. O australiano passou do Q1 na bacia das almas e deixou o companheiro de AlphaTauri, Yuki Tsunoda, na turma dos degolados. Conseguiu ir ainda melhor no Q2 e acabou num honesto 13º. O mais desapontado, entretanto, foi George Russell. Empacado no trânsito, vai largar no fim do grid em dia de pole do seu time. Fez companhia a Kevin Magnussen e às Williams.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895