Hora de dar uma olhada e escutada no novo motor Renault turbo para a F1 2014

Hora de dar uma olhada e escutada no novo motor Renault turbo para a F1 2014

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O novo motor da Renault para a temporada 2014 da Fórmula 1 chegou há alguns dias, na versão próxima da que será homologada para as novas regras da categoria. O V6 turbo também deu sua palhinha de som, para os entusiastas não ficarem assustados com a possível "mansidão" dos propulsores que giram a menos rpm que os aspirados gritões. A potência, contudo, será a mesma com o complemento do Kers, que recupera energia das frenagens; e do Ters, que aproveita o calor do sistema para gerar ainda mais força.


É digna de nota a aparência diferente em relação ao outro propulsor que já havia sido apresentado, o da Mercedes. Enquanto o ângulo dos cilindros é fixo a 90º, os pontos de instalação dos "acessórios" do motor são bem diferenciados entre os fabricantes. Em ambos a parte superior é coberta por uma proteção de fibra de carbono, mas enquanto no Mercedes a peça parece integral, na Renault há uma abertura e um grande coletor de ar. O ponto de fixação do caracol do turbo também tem um trabalho peculiar a cada usina de força, enquanto os escapamentos por regra devem ter um ponto central de fixação.

Será um dos motores mais importantes da história da Renault na categoria, já que a marca terá assumidamente o pacote mais caro entre todas as demais fornecedoras. Para equipar o propulsor francês, Red Bull, Caterham, Toro Rosso e Williams terão de pagar até 60% a mais que um motor Ferrari e 40% a mais pelo menos que os Mercedes.  A vantagem é que a Renault tem trabalhado no projeto há mais tempo que qualquer um, com os primeiros modelos simulados surgindo ainda em 2010.

Ouça o ronco do V6-Turbo da Renault:


Faça o comparativo entre Mercedes e Renault:
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