Indianápolis: Sato lidera último treino e indica força da Ganassi nas 500 Milhas

Indianápolis: Sato lidera último treino e indica força da Ganassi nas 500 Milhas

Japonês se credencia para terceira vitória, mas favoritismo segue com Palou

Bernardo Bercht

Dupla da Ganassi, Dixon e Sato de olho no troféu

publicidade

Os últimos preparativos estão feitos, os ajustes finais, aquela cartada vencedora aconteceu nos bastidores. O Carburation Day das 500 Milhas de Indianápolis teve liderança do japonês Takuma Sato, nesta sexta-feira, e agora os carros vão ficar na garagem pelo aguardo da bandeira verde da prova mais tradicional do automobilismo, domingo às 13h40.

O melhor tempo do japonês, com 227.855 milhas de média mostrou o imenso potencial da equipe Ganassi, que já havia emplacado a pole-position com o espanhol Alex Palou. O bicampeão da Indy 500, por sinal, tem que ser um dos candidatos à vitória, ainda que Palou, quarto nesta sexta, tenha exercido certo domínio, como um dos mais rápidos em cada sessão que acabou indo à pista.

Claro que isso credencia o neo-zelandês Scott Dixon a duplicar suas vitórias, já que também larga nas primeiras filas. O contra-ataque parece vir da McLaren, após todos os dias de treinamentos. E Tony Kanaan foi o melhor do time britânico no último dia, com o 11º tempo. Pato O'Ward e Alex Rossi testaram dois tipos de acertos opostos, em busca de melhorar os problemas com vibração de pneus no fim do stint antes do reabastecimento. A conversa é que o mexicano não saiu totalmente feliz para domingo.

Em busca do penta, Hélio Castroneves ficou contente com a evolução do equilíbrio do carro, assim como curou a vibração dos pneus, ao espelhar acerto do companheiro Simon Pagenaud. "Ainda faltam duas milhas de velocidade de reta, mas esse é outro problema", indicou o brasileiro, numa questão provável de potência de motor que o time está enfrentando desde o primeiro dia de 2023, em Indianápolis.

Will Power voltou a colocar a Penske no radar, com o terceiro lugar, ele que já havia sido o mais rápido do time em quase todas as atividades cronometradas. Dali do meio do pelotão, a surpresa que surgiu, conforme Colton Herta e Josef Newgarden, foi o argentino Agustín Canapino. "Muito rápido no vácuo", decretou o norte-americano sobre o estreante da Juncos Racing, e sexto mais rápido do Carb Day.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895