Kirkwood vence em Long Beach e inaugura nova era da Andretti na Fórmula Indy

Kirkwood vence em Long Beach e inaugura nova era da Andretti na Fórmula Indy

Norte-americano espantou zica da equipe com domínio de prova cheia de alternativas

Bernardo Bercht

Promessa da Andretti despachou a concorrência

publicidade

A nova era chegou na Andretti! Kyle Kirkwood espantou a zica recente da gigante da Fórmula Indy e venceu pela primeira vez na categoria. A façanha veio com pole e controle do ritmo no tradicional GP de Long Beach. A jovem promessa norte-americana liderou 53 das 85 voltas e segurou pressão de Josef Newgardem Pato O'Ward e, no fim, de Romain Grosjean para faturar a quadriculada preto e branca.

Na largada, ele controlou a investida por fora de Marcus Ericsson e se manteve na ponta. A melhor arrancada foi de Josef Newgarden, que lançou sua Penske de oitavo para quarto. O brasileiro Hélio Castroneves acabou traído pelos bumps e o pneu frio, rodou e danificou a frente do carro. Voltou aos boxes, perdeu uma volta e batalhou bastante para recuperar terreno e chegar em 21º.

Veio a relargada da batida de Helinho e os ataques de Alex Palou e Scott Dixon para cima de O'Ward. O mexicano da McLaren encontraria seu ritmo e foi com tudo para cima na volta 20. Freou muito além do normal numa das viradas a 90 graus, Dixon tentou espremer e houve o toque, com o neo-zelandês indo direto na barreira de pneus. Bandeira amarela, com quase todo mundo indo para os pits.

Agustin Canapino arriscou não parar e, sem ritmo, acabou se atrapalhando quando Castroneves atacou para recuperar sua volta. Acabou tocando no muro e furando seu pneu. Helio tentou evitar a ultrapassagem de Newgarden e manter a volta do líder, mas teve pouca sorte. Kirkwood perdeu posições em meio à massaroca e O'Ward bateu no muro quando todo mundo reduziu.

Tivesse ficado ali, seria a amarela que Castroneves precisava, mas o mexicano se recuperou e seguiu adiante com sua McLaren toda marcada dos embates roda com roda.

Newgarde liderou por algum tempo, mas Kirkwood sabia do ritmo superior e esperou as paradas. Nelas, fez o overcut com o tanque vazio e voltou na ponta, à frente de Grosjean.

A dobradinha da Andretti seguiu até o fim, com Grosjean tentando pressionar em alguns momentos, mas limitado pelo consumo de combustível, já que tinha parado antes. Ericsson e Colton Herta se aproximaram, mas nunca com chances de passar. Desta forma, feito veterano, Kirkwood comemorou a primeira de prováveis várias vitórias na Indycar.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895