Leclerc usa foguete da Ferrari para ser pole-position do GP de Monza da Fórmula 1

Leclerc usa foguete da Ferrari para ser pole-position do GP de Monza da Fórmula 1

Monegasco fez a festa da torcida tifosi e tenta esboçar reação contra Verstappen no campeonato

Bernardo Bercht

Tudo em casa: Scuderia dominou sábado na Itália

publicidade

A Ferrari conseguiu ao menos cumprir seu potencial, neste sábado, e fez a festa da torcida em Monza. Charles Leclerc sobrou e anotou a pole-position com a Ferrari. Max Verstappen fez o segundo tempo, mas vai perder posições por penalização. Na primeira fila, quem vai largar é George Russell com a Mercedes, sexto na tomada de tempos.

A McLaren se credenciou a ser a surpresa de novo, com Lando Norris e Daniel Ricciardo abrindo a segunda fila, de olho em um pódio. No cronômetro, Carlos Sainz, Sérgio Perez e Lewis Hamilton formaram o top 5, mas todos tem penalidades a cumprir. Com isso, Pierre Gasly e Fernando Alonso também devem subir para a terceira fila, apesar de terem tido suas voltas deletadas por saírem dos limites de pista.

Com briga de vácuo e diversas opções entre acertos para a reta e para as curvas de alta, o Q1 foi cheio de possibilidades na turma do fundão. A grata surpresa foi Nick de Vries, que caiu de última hora no cockpit da Williams e conseguiu passar para o Q2. Ficou bem feio para Nicholas Latifi, que em nenhuma das suas tentativas conseguiu andar melhor que o holandês, mesmo com muito mais experiência no carro. Foi ele o primeiro degolado, por sinal, e largará em 16º.

O mais desapontado, talvez, tenha sido Sebastian Vettel. O alemão entregou tudo que podia com sua Aston Martin, mas ficou de fora por 60 milésimos de segundo do resto da festa, no palco da sua primeira vitória.

A concorrência se acirrou também no Q2, com McLaren, AlphaTauri e Alpine tentando não bobear e perder a vaga do Q3 para Alfa Romeo e a Williams surpresa de De Vries. Yuki Tsunoda nem foi para a tentativa, já que estava destinado ao fundo do grid pelas punições.

Fernando Alonso conseguiu uma boa volta de abertura e definiu sua vaga cativa no top 10. Esteban Ocon, porém, não conseguiu aproveitar o potencial do motor novo. Pior: mesmo com vácuo de Alonso na última tentativa, ficou em 11º. Melhor para Pierre Gasly, que colocou a AlphaTauri no Q3. É a pista da Alpha né? Ganhou com Vettel e também deu a única vitória de Gasly aí na Itália.

Bottas se esforçou com a aerodinâmica carregada da Alfa Romeo para fazer o 12º tempo. Atrás dele, De Vries e Guanyou Zhou.

Veio, então, a hora da verdade. E a Ferrari apostou tudo na pole. Mesmo sem usar Sainz para fazer vácuo para Leclerc, a equipe conseguiu boa margem para os concorrentes na suas duas voltas. Sainz foi o primeiro na tentativa inicial, enquanto que o monegasco surgiu imbatível na sua volta para cravar o melhor tempo. Verstappen foi melhor que a outra Ferrari, mas em momento algum pareceu ter o equipamento para ser o mais rápido.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895