Médico-piloto acredita que fixação de guard rail em árvores causou morte em Le Mans

Médico-piloto acredita que fixação de guard rail em árvores causou morte em Le Mans

publicidade



Norman mostrou fotos tiradas por fãs que estavam em Le Mans para ilustrar que, na curva Tertre Rouge partes dos guard rails está fixada em cima de árvores. Com esse tipo de posicionamento, a cerca projetada para deformar e absorver impacto, acaba não flexionando e o efeito, no Aston Martin de Simonsen, foi como se tivesse colidido quase diretamente no tronco. O médico aponta que o relato de fiscais de pista ilustra bem um caso de morte por desaceleração súbita, já que o piloto chegou a conversar com os fiscais minutos antes da chegada do socorro, mas ficou inconsciente em seguida, entrando em coma e, posteriormente, morrendo dos ferimentos.

Vídeos mostram que Simonsen acelerou sobre a zebra molhada na Tertre Rouge ao mesmo tempo em que se assustou com a rodada de um carro imediamente à frente. Ele tentou corrigir a saída de traseira, mas isso apontou o carro diretamente para o guard rail. Fosse um alambrado normal e o Aston Martin, com todas as medidas de segurança estipuladas pela FIA, teria absorvido impacto suficiente para não ameaçar o piloto. A árvore, contudo, provou um ângulo que gerou muito mais desaceleração e o efeito ricochete de devolver o carro à pista. Para Norman, isso causou um hematoma subdural grave no cérebro de Simonsen, ou uma transecção da aorta, em que o movimento dos órgãos internos pela inércia causa a ruptura do importante vaso do coração.

A indicação é clara, Le Mans e demais autódromos com corridas de alto nível precisam analisar todas as suas saídas de curva e montagem de guard-rails, barreiras de pneus etc. Um objeto fixo, como muro, poste ou árvore não pode estar de qualquer forma em áreas com potencial de gerarem acidentes. E o principal aviso de Norman: "A alta velocidade é um fato, mas mesmo com carros modernos, HANS etc., o acidente não precisa ser acima de 180 km/h para matar. O local do impacto e o ângulo são tão ou mais importantes".

Assista abaixo vídeo amador com outro ângulo da batida de Simonsen:

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895