Marco Andretti faz volta mais rápida desde 96 e lidera sexta na Indy 500
Neto de lenda anotou respeitáveis 233 milhas de média, num dia dominado pela Honda
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Marco Andretti quer esquecer a Indy 500 miserável que teve em 2019. E liderar a Fast Friday com folga, no dia em que a categoria libera a pressão do turbo aos níveis da classificação, deu aquela energia bacana para o neto de lenda. Marco cravou uma média de 233 milhas por hora, coisa que não acontecia desde a década de 90. O dia mostrou que, pelo menos em performance máxima, a Honda tem uma vantagem concreta sobre a Chevrolet.
Conor Daly foi a exceção à regra, ao colocar o sempre competitivo carro da Carpenter em terceiro, com 232.337 milhas por hora. A partir dele até o décimo lugar, contudo, só deu Honda. Will Power teve a honra de ser a melhor Penske, apenas em 11º, com média de 231.605 milhas por hora.
And that’s another awesome day!
— Alex Palou Montalbo (@AlexPalou) August 14, 2020
Finished P6 in Fast Friday with 231.9mph average. It’s 373km/h average for the European people.
Let’s get to fast 9 tomorrow! #Indy500 pic.twitter.com/6ju29FjARs
A principal surpresa dessa turma do topo talvez tenha sido Alex Palou. O estreante espanhol emplacando um sexto tempo com a Dale Coyne, a 231.989 milhas. Entre os campeões das 500 Milhas, Scott Dixon se manteve ali à espreita em terceiro, com Ryan Hunter-Reay em quarto. Takuma Sato e Alex Rossi foram os outros dois com troféu no armário dentro do top ten.
Depois de arrebentar o carro na quinta-feira, o dia foi discreto para Fernando Alonso. O bicampeão da Fórmula 1 demorou para ir à pista, fez várias checagens no carro reconstruído pela McLaren e estava colado no fundão do grid até os 10 minutos finais. Só aí ele descolou a marcar de 229.788 milhas para subir ao 25º posto. Tivéssemos Bump Day em 2020 e não daria para garantir com folga que ele estaria no grid, sem repetir o fracasso de 2019.
Time to crank up the boost and turn ‘em loose! It’s Fast Friday @IMS ⚡️
— AJ Foyt Racing (@AJFoytRacing) August 14, 2020
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Mas a performance mediana não foi exclusividade dele, na verdade foi uma tônica dos Chevrolet. O brasileiro Tony Kanaan foi o 24º com 229.946, enquanto que o tricampeão da Indy 500, o outro brasileiro Hélio Castroneves foi um irreconhecível 29º com a Penske. E o Ed Carpenter também estava ali nessa galera.