Marco Andretti faz volta mais rápida desde 96 e lidera sexta na Indy 500

Marco Andretti faz volta mais rápida desde 96 e lidera sexta na Indy 500

Neto de lenda anotou respeitáveis 233 milhas de média, num dia dominado pela Honda

Bernardo Bercht

Marco teve corrida para esquecer em 2019 e quer quebrar maldição da família desde 1969

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Marco Andretti quer esquecer a Indy 500 miserável que teve em 2019. E liderar a Fast Friday com folga, no dia em que a categoria libera a pressão do turbo aos níveis da classificação, deu aquela energia bacana para o neto de lenda. Marco cravou uma média de 233 milhas por hora, coisa que não acontecia desde a década de 90. O dia mostrou que, pelo menos em performance máxima, a Honda tem uma vantagem concreta sobre a Chevrolet.

Conor Daly foi a exceção à regra, ao colocar o sempre competitivo carro da Carpenter em terceiro, com 232.337 milhas por hora. A partir dele até o décimo lugar, contudo, só deu Honda. Will Power teve a honra de ser a melhor Penske, apenas em 11º, com média de 231.605 milhas por hora.

A principal surpresa dessa turma do topo talvez tenha sido Alex Palou. O estreante espanhol emplacando um sexto tempo com a  Dale Coyne, a 231.989 milhas. Entre os campeões das 500 Milhas, Scott Dixon se manteve ali à espreita em terceiro, com Ryan Hunter-Reay em quarto. Takuma Sato e Alex Rossi foram os outros dois com troféu no armário dentro do top ten.

Depois de arrebentar o carro na quinta-feira, o dia foi discreto para Fernando Alonso. O bicampeão da Fórmula 1 demorou para ir à pista, fez várias checagens no carro reconstruído pela McLaren e estava colado no fundão do grid até os 10 minutos finais. Só aí ele descolou a marcar de 229.788 milhas para subir ao 25º posto. Tivéssemos Bump Day em 2020 e não daria para garantir com folga que ele estaria no grid, sem repetir o fracasso de 2019.

Mas a performance mediana não foi exclusividade dele, na verdade foi uma tônica dos Chevrolet. O brasileiro Tony Kanaan foi o 24º com 229.946, enquanto que o tricampeão da Indy 500, o outro brasileiro Hélio Castroneves foi um irreconhecível 29º com a Penske. E o Ed Carpenter também estava ali nessa galera.

 

 

 


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