Mazda é a única japonesa a atingir objetivo da Toyota: vencer as 24 Horas de Le Mans

Mazda é a única japonesa a atingir objetivo da Toyota: vencer as 24 Horas de Le Mans

publicidade



Lembrei agora, mas vale a referência. Já que a Toyota lançou seu novo carro para disputar as 24 Horas de Le Mans, trago do baú da história o único bólido japonês a vencer a prova rainha do automobilismo: Mazda 787B.


Assim como a Toyota aposta as fichas num motor inédito, movido a gasolina e eletricidade, a Mazda também despositou suas fichas numa tecnologia especial, o morto Wankel. Ao invés de usar pistões, o motor Wankel utiliza rotores, ou até mesmo apenas um rotor. A peça gira nas câmaras de combustão e otimiza a queima de combustível, gerando mais potência em menos volume. (Abaixo, uma palhinha do 787B na pista com seu som inconfundível)



O principal problema deste tipo de propulsor é o maior atrito e perda com calor durante o processo de queima, gerando mais desgaste nas peças móveis. A vantagem é o menor peso com eficiência e distribuição de equilíbrio otimizados.

Na edição de 1991 das 24 Horas, o Mazda brilhou sob a pilotagem de Johnny Herbert, Volker Weidler e Bertrand Gachot, todos pilotos de Fórmula 1, na época. Apesar de seus tempos de volta serem menos rápidos que Mercedes, Jaguar e Porsche, o carro precisou fazer muito menos paradas para abastecimento e poupou pneus, por conta do menor peso. Na base da estratégia e do refinamento, chegaram à vitória ainda inédita para qualquer outra marca asiática.

Veja funcionamento do motor wankel em animação:



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895