McLaren mostra primeiro carro da F1 2021 com traseira compacta e motor Mercedes

McLaren mostra primeiro carro da F1 2021 com traseira compacta e motor Mercedes

Projeto é evolução direta do carro do ano passado, mas com alterações profundas em alguns conceitos

Bernardo Bercht

Designer James Key concentrou esforços no trabalho do assoalho

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Temos o primeiro Fórmula 1 da temporada 2021! E a fornada começou exatamente pelo carro que mais expectativas gerava, a nova McLaren MCL35M com a troca para motores Mercedes. A pintura quase inalterada parece entregar poucas novidades, mas o carrão de Daniel Ricciardo e Lando Norris teve mudanças consideráveis do projetista James Key.

O trabalho mais radical do inglês aconteceu nas laterais. Com novas regras que reduzem a eficiência do assoalho, ele tratou de abrir ainda mais o caminho para o ar gerar pressão aerodinâmica neste ponto. Para isso, a "cinturinha" da McLaren foi espremida ao máximo.

As fotos de cima evidenciam que a carenagem basicamente só tem espaço para os dutos de escapamento e demais estruturas do motor, nenhum espaço a mais foi desperdiçao. O famoso formato "Coca-Cola" quase deixa de existir do meio para a traseira, com linhas próximas das retas. Isso demonstra confiança, também, nas capacidades estruturais e de refrigeração do motor Mercedes. O trabalho com o difusor fica evidente, ainda, num novo recorte lateral da asa traseira, que trabalha em conjunto com os vórtices do assoalho.

A influência do novo coração McLariano, por sinal, fica evidente na entrada de ar do santantônio. Um padrão bem similar ao utilizado pela equipe principal da estrela até aqui, com três separações e uma abertura horizontal razoavelmente larga.

Na dianteira, o bico é totalmente diferente do que estreou a temporada de 2020, mas uma evolução clara do modelo que já equipava o carro na metade do ano. É o mesmo conceito da  Mercedes, arredondado e o mais estreito possível, numa peça única. O McLaren, contudo, ganhou um perfil mais agudo, feito uma lança. No lados do cockpit, as aletas em formato de colher, coordenam o ar que vai para assoalho e aletas laterais.

Neste ponto, o MCL35M tem os chamados ailerons bem intrincados e com uma área maior. Isso denota o trabalho ainda mais radical das laterais do monocoque, que além de compactadas, foram recuadas e encurtadas, abrindo mais espaço para o trabalho nos fluxos de ar.

No geral, uma evolução sem radicalismos, mas com muitos pormenores de Key. O tamanho da contribuição de desempenho do novo motor alemão é que vai indicar se Daniel Ricciardo e Lando Norris terão fôlego para desafiar Mercedes e Red Bull por vitórias.


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