Mercedes encontra acerto e Hamilton termina testes de Barcelona como mais rápido

Mercedes encontra acerto e Hamilton termina testes de Barcelona como mais rápido

Dia foi marcado por incêndios da Alpine e da Aston e batida de Gasly

Bernardo Bercht

Octacampeão surgiu no luscofusco para liderar os trabalhos

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Claro que a saideira de Barcelona seria o dia do caos. O último dia de testes da Fórmula 1 no circuito espanhol, nesta sexta-feira, teve nada menos que cinco bandeiras vermelhas, com dois carros incendiados e um acidente. Também foi o dia em que a Mercedes decidiu separar os adultos das crianças e cravou o melhor tempo de toda a pré-temporada. Lewis Hamilton, depois de uma quinta difícil, dominou as atividades à tarde e cravou 1min19s138. E isso tudo na hora final, já que boa parte do tempo foi dedicada a testar pneus de chuva, com a pista sendo molhada artificialmente pela Pirelli.

Ele foi 95 milésimos mais rápido que o novo companheiro, George Russell, numa demonstração clara de que os alemães acharam um caminho para o W13. Até o dia anterior, o carro estava sofrendo demais com o "porpoising", corcoveando na reta quase fora do controle dos pilotos. Trocaram o assoalho para uma especificação alternativa, regularam suspensão e o problema ficou mais administrável. Também foi o dia com mais quilometragem percorrida pelos prateados, com 160 voltas.

A Red Bull não poderia ficar de fora da festa né? E finalmente mostrou do que o agressivo RB18 é capaz, botando Sérgio Perez e Max Verstappen na terceira e quarta colocações, também na casa de 1mi19s e totalizando mais de 120 passagens. O time adotou pela primeira vez as guelras sobre a cobertura do motor, mitigando o superaquecimento que levou a uma pane no câmbio, quinta-feira.

Quem também entrou no clube do 1min19s foi Sebastian Vettel. Mas o alemão da Aston Martin, depois de incendiar os cronômetros, viu o carro verde pegar fogo. Um vazamento de óleo provocou a ignação e se foi o dia de trabalho do time britânico.

Outro que teve um dia inflamado foi Fernando Alonso. Pela primeira vez a Alpine subiu o modo de rendimento do motor e imediatamente o espanhol liderou a tabela de tempos no começo do dia. Só que depois de 12 voltas um selo do motor quebrou e fluido hidráulico vazou sobre o sistema, incendiando o A522. Segue, portanto, o mistério do real desempenho do time francês, que ainda não usou a asa móvel, por exemplo, na pré-temporada.

A Ferrari teve um dia mais discreto, mas ainda super eficiente, com um carro que responde bem às mudanças de acerto e não sente tanto o aumento de peso com combustível. Também parece funcionar bem com os vários tipos de pneu. Charles Leclerc fez o sexto melhor tempo, com Carlos Sainz em sétimo. Atrás dos dois, a dupla da Williams, com Alex Albon melhor que Nicholas Latifi. O time britânico claramente tem velocidade, ainda que o o FW44 tenha uma tendência a bruscamente troca a saída de frente para saída de traseira. A rival histórica dessas duas, McLaren, concentrou nas simulações de corrida e pouco subiu nas tabelas de tempo.

Pierre Gasly queria participar da festa, mas acabou enfiando sua Alpha Tauri no muro. O francês não conseguiu segurar uma guinada forte do carro e bateu com a roda dianteira direita no muro, dando fim aos trabalhos para o dia após 40 voltas. Alfa Romeo e Haas também andaram pouco.

A segunda, tentando resolver a polêmica do seu patrocinador russo, tirou os adesivos e andou toda de branco. Mas por pouco tempo. Após nove voltas, Nikita Mazepin parou com um vazamento de fluidos. Pode ter sido a última participação do russo, já que a equipe estuda sua substituição em meio às restrições de visto e econômicas com a guerra na Ucrânia.

Veja os tempos:

1. Hamilton (Mercedes) 1m19.138s, C5, 94 voltas
2. Russell (Mercedes) 1m19.233s, C5, 66 voltas
3. Perez (Red Bull) 1m19.556s, C4, 74 voltas
4. Verstappen (Red Bull) 1m19.756s, C3, 59 voltas
5. Vettel (Aston Martin) 1m19.824s, C5, 48 voltas
6. Leclerc (Ferrari) 1m19.831s, C3, 44 voltas
7. Sainz (Ferrari) 1m20.072s, C3, 92 voltas
8. Albon (Williams) 1m20.318s, C4, 94 voltas
9. Latifi (Williams) 1m20.699s, C4, 13 voltas
10. Ricciardo (McLaren) 1m20.790s, C3, 86 voltas
11. Norris (McLaren) 1m20.827s, C3, 52 voltas
12. Alonso (Alpine) 1m21.242s, C3, 12 voltas
13. Zhou (Alfa Romeo) 1m21.939s, C3, 41 voltas
14. Gasly (AlphaTauri) 1m22.469s, C2, 40 voltas
15. Mazepin (Haas) 1m26.229s, C3, 9 voltas
16. Bottas (Alfa Romeo) 1m30.433s, I, 10 voltas


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