Norris tem safety car na hora certa, segura Verstappen e vence em Miami a 1ª na Fórmula 1

Norris tem safety car na hora certa, segura Verstappen e vence em Miami a 1ª na Fórmula 1

Britânico devolveu McLaren ao local mais alto do pódio em corrida movimentada

Bernardo Bercht

Norris se torna, enfim, vencedor na F1

publicidade

Pode acreditar, Lando Norris é um vencedor na Fórmula 1! O piloto da McLaren deu muita sorte com o safety car, mas fez um fim de prova impecável para segurar Max Verstappen e chegar pela primeira vez ao topo do pódio. O holandês ampliou sua vantagem no campeonato com o segundo posto, sem condição de reagir com pneus mais velhos a bordo da Red Bull. Charles Leclerc teve chance de atacar, mas acabou em terceiro para a Ferrari.

O monegasco vacilou muito na largada e Verstappen pulou com facilidade na frente. Perez errou a freada e quase fez o strike nas Ferrari, passou reto e perdeu posições. Carlos Sainz tentou atacar o companheiro, mas acabou sendo superado por Oscar Piastri na outra McLaren. Lá atrás, Alonso contornou por fora a duas primeiras curvas e ganhou três posições.

Leclerc manteve o segundo lugar, mas de novo não conseguiu ficar na zona de asa móvel de Verstappen. Pior, entrou na mira de Piastri, que logo deu um jeito de superar a Ferrari e ocupar o segundo lugar. O ritmo era bom e Verstappen não conseguiu abrir mais que 3s do australiano.

Mais atrás, Perez não conseguia se impor diante das Ferrari e Sainz tentava de tudo para superar Piastri. A turma mais do fundo abriu a janela de pits, mas antecipou demais. Quem parou muito cedo, acabou perdendo posições, com os pneus duros demorando para aquecer. Enquanto isso, Norris economizava pneus e tentava esticar ao máximo seu stint, apesar de estar longe dos líderes.

No fim da janela de paradas, Verstappen atropelou o cone da chicane do viaduto. O obstáculo na pista obrigou um safety car virtual. Max parou no que parecia um ganho de tempo para garantir a vitória. Alonso e Ocon se deram bem, na tática de esticar a primeira janela. Mas Norris seguiu e começou a andar bem rápido com os pneus médios, mesmo com desgaste.

A tática podia ser suicida, sem um safety car. Mas ele veio. Kevin Magnussen exagerou para cima de Logan Sargeant e mandou a Williams no muro. Os dados estavam jogados, Norris tinha 16s para Verstappen, se a McLaren errase qualquer coisa, ia devolver a liderança para o holandês. Mas Max se confundiu, ou o safety car errou o procedimento e segurou a Red Bull em segundo lugar. Com isso, Norris abriu quase 30s antes de parar e voltou muito confortável como líder.

Na relargada, Verstappen se atirou por dentro, mas Lando segurou a onda e começou a abrir fácil, com seus pneus mais novo. Leclerc teve a asa móvel por três voltas, mas não conseguiu estabelecer um ataque. Sainz foi com tudo para cima de Piastri, foi espremido para fora da pista, reclamou no rádio e não levou. Tentou de novo no grampo antes da reta, o australiano ainda tocou sua roda traseira e quebrou o aerofólio dianteiro. Prejuízo total, com pit que tirou a segunda McLaren da briga pelo pódio.

Mais atrás, Alonso tinha pouca velocidade de reta, mas fez vários malabarismos e, após quatro voltas de ataque, conseguiu passar Esteban Ocon, que ainda assim mantinha excelente corrida na Alpine. O espanhol ainda acelerou para tentar alcançar George Russell da Mercedes, mas faltaram voltas.

A partir daí, foi uma grande arrancada rumo à vitória para Norris. O britânico foi perfeito, sem errar nada e cruzou emocionado a quadriculada da sua primeira vitória na F1. Max foi segundo, com Leclerc em terceiro bem longe. Sainz surgiu em quarto, com Perez em quinto. Hamilton atacou o mexicano boa parte da prova, mas não conseguiu passar. Foi um bom sexto posto com a Mercedes. O sétimo foi o ótimo Yuki Tsunoda de RB Junior, seguido de Russell, Alonso e Ocon. O primeiro ponto da zicada Alpine.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895