O grande sucesso da Williams em 2012: a parceria no supercarro Jaguar C-X75

O grande sucesso da Williams em 2012: a parceria no supercarro Jaguar C-X75

publicidade


Recentemente, o blog mostrou com estatísticas como a Williams não tem acertado quase nenhum segmento quando o negócio se trata de Formula 1. Para o Japão, a equipe promete que resolveu todos os problemas endêmicos do FW-33 e que a performance vai ser melhor. Ainda assim, a grande contribuição da equipe inglesa em 2011 foi o envolvimento no supercarro Jaguar C-X75, que vai celebrar os 75 anos da marca do felino. (Confira acima o vídeo com o desenvolvimento do protótipo em argila).

Além do desenho arrebatador, baseado num dos carros mais belos e raros já criados, o Jaguar XJ13 (apenas um exemplar foi construído), o C-X75 vai levar o conceito de veículo híbrido a novas fronteiras. São dois geradores elétricos, duas turbinas a jato e um motor diesel, tudo desenvolvido sob a chancela da equipe de Grove, que ainda vai fornecer a tecnologia KERS, de recuperação de energia das frenagens, desenvolvida nos carros de Rubens Barrichello e Pastor Maldonado.

O objetivo, conforme o diretor de marketing da Jaguar, Adrian Hallmark, é bater recordes de velocidade com níveis de emissão de poluentes nunca sonhados em um supercarro. "É um carro revolucionário. Poderíamos usar um motor enorme, como o do Bugatti, mas não atingiríamos  as metas de emissão semelhantes às de um Prius (carro ecológico híbrido da Toyota) que é o que queremos", projetou. A meta é exatamente obter os recordes de velocidade máxima (acima dos 400 km/h) e aceleração (0 a 200 km/h) em torno de seis segundos, do Bugatti Veyron, com seu motor W-16 multiturbinado a gasolina.

Para o proprietário do time de Grove, Frank Williams, o importante é diversificar os desafios e possibilidades econômicas. "É diferente, pois na F-1 você constrói um carro específico, para modificar o tempo inteiro, aqui somos parceiros de um projeto que resista ao tempo e agrade consumidores muito exigentes", definiu.

Confira o vídeo abaixo com essas entrevistas no lançamento oficial:


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895