Olivier Panis fez funcionar ano sabático como reserva da McLaren

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Brilhantismo dos anos de Ligier e Prost, contudo, não se repetiu Brilhantismo dos anos de Ligier e Prost, contudo, não se repetiu


Foi um ano "de férias" para lá de importante, em que o francês quando podia testar era constantemente tão rápido quanto o campeão Mika Hakkinen. Valorizado e com o know-how de funcionamento de time de ponta, Panis teve ofertas de Jordan, Bennetton, Sauber e BAR para 2001. Assinou com a última, sob a promessa do apoio oficial da Honda.

Em 2000, o chassis desenhado pela Reynard havia mostrado franca evolução e todos falavam em pódios, até mesmo vitórias para 2001. Só que um brigas internas com o fornecedor atrapalharam no desenvolvimento do BAR 003, com Panis obtendo um quarto lugar no GP do Brasil, seu melhor resultado com o time. A situação piorou ainda mais em 2002 e o francês partiu para a Toyota. Só que chegou bem na reforma prometida por Mike Gascoyne e acabou sendo o "bode na sala" juntamente com Cristiano da Matta, substituídos a partir de 2005 em desculpa pelo carro ruim produzido pelos japoneses.

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