Onix #17 vence as 12 Horas de Tarumã e Christian Castro iguala recorde

Onix #17 vence as 12 Horas de Tarumã e Christian Castro iguala recorde

Equipe RSSports assumiu liderança a 100 voltas do fim e controlou vantagem

Correio do Povo

Carro vencedor assumiu a ponta a 100 voltas do fim

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As 12 Horas de Tarumã 2023 tiveram a vitória da eficiência e do recorde, neste domingo em Viamão. O Onix #17 da equipe RSSports assumiu a liderança a 100 voltas do final e de forma impecável seguiu para a consagração na 43ª edição da corrida mais tradicional do Rio Grande do Sul. Rodrigo Ribas, Cesar Labrea, Eduardo Fuentes e Christian Castro superaram o campeão de 2022, Onix #10, por 33 segundos após 43,2 mil segundos e 475 voltas. Castro por sinal, faz história com o hexacampeonato, igualando o recorde de conquistas na prova gaúcha.

"Cometemos uma pequena falha numa última parada nos boxes, mas o resto foi perfeito. O carro perfeito do início ao fim. Lideramos boa parte da corrida e merecemos", definiu Ribas, que volta a vencer 26 anos depois da sua última conquista, em 1997. E o #17 cruzou mesmo perfeito, com a pintura intacta como na largada.

Foram 24 carros que partiram para a maratona sobre rodas e 15 deles cruzaram a linha de chegada ainda com as próprias forças. Além da classe principal, na categoria B, Douglas Goulart, Laerton Souza e Adriano Carboni venceram com o sexto posto no grid principal. Entre os veteranos da Master, Airton Diehl, Gabriel Di Giacomo, Fernando Birck e Fernando Nosé foram os campeões, com o nono lugar no geral.

A largada teve Bernardo Cardoso puxando a fila com a pole-position do #11 e a batalha inicial foi frenética com o #812 (Gilberto Londero/Alessandro Pereira/Jose de Paula Jr/Joao Cardoso). Os dois carros trocaram de posição muitas vezes ao longo das quatro primeiras horas, saindo da liderança apenas na variação das janelas de pit-stop. Lá do fundo, o campeão #10 vinha recortando em altíssima velocidade com seu time de jovens pilotos, liderados por Guto Rotta, João Cardoso e Bernardo Cardoso. 

Sim, alguns pilotos dobraram o expediente e se alternaram em mais de um carro ao longo das 475 voltas. O limite é de três horas seguidas por carro, com uma de intervalo e assim eles revezaram para cumprir a maratona. Nessa toada, o #10 conseguiu escalar do meio do pelotão para ser líder ali pela terceira hora. O #17 subia mais devagar, mas era consistente e mantinha o equipamento em dia para ter fôlego no fim.

E a tática funcionou. A 100 voltas, com o sol já chegando em Viamão, Ribas surgiu como líder com os detalhes em vermelho neon do Onix #17 em destaque enquanto o calor subia. Sem forçar à noite, o time conseguiu controlar e até colocar uma volta de vantagem sobre o #10. A emoção ficou para o final. Por conta de um pit com problemas, o time não tinha gasolina para ir até o fim. Pararam para aquele "pingo" de combustível e voltaram a acelerar 23 segundos à frente do #10. Os campeões tentaram, chegaram a reduzir para 20s, mas faltava tempo.

A prova ainda teve um susto com batida forte do Onix #47 (Rodrigo Schoellkopf/Leonardo Messa/Rodrigo Messa). O carro saiu de frente na Curva 1 e acertou os pneus, felizmente sem ferimentos para o piloto. A 15 minutos do fim, o #17 voltou a abrir vantagem. Christian Castro costurou os retardatários sem reduzir a tocada precisa e veloz para se consagrar com time, a 33 segundos do segundo lugar.


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