Pato O'Ward passa 4 em 8 voltas e vence de maneira categórica GP de Detroit da Indy

Pato O'Ward passa 4 em 8 voltas e vence de maneira categórica GP de Detroit da Indy

Mexicano da McLaren quebrou domínio de Newgarden neste domingo e entrou de vez na briga do título

Bernardo Bercht

Mexicano patrolou a concorrência na reta final

publicidade

Que corrida foi essa, Pato O'Ward? O mexicano da McLaren deu show nas ruas de Detroit e mostrou credenciais para ser uma das grandes estrelas do futuro da Fórmula Indy. Um ritmo alucinante e uma vantagem tática nos pneus se somaram à habilidade de ultrapassar todo mundo entre os muros. Pato saiu de quinto a oito voltas do fim para passar a concorrência e comemorar uma vitória antológica neste domingo.

O piloto mexicano estava sempre na mistura do top 8, mas na maior parte da prova parecia que o domínio seria total de Josef Newgarden. Nos pneus duros, o piloto da Penske abriu vantagem e não foi ameaçado até o terço final da corrida. Enquanto, na largada, Scott Dixon se enroscava com Romain Grosjean e Alex Rossi, segurando por muito pouco a traseirada para não bater no muro, a Penske sumiu na frente.

Colton Herta se posicionou bem em segundo, e usaria a tática reversa de Newgarden para tentar atacar no fim. Até então, esses dois pareciam inatacáveis, enquanto a mioleira vivia arranca-tocos memoráveis. Se deram mal, Rossi com aerofólio quebrado, Jack Harvey com pneu furado, Grosjean com o carro cheio de pancadas e, pior que todos, Max Chilton. O britânico escalou a traseira de James Hinchcliffe e quebrou o bico, perdendo uma volta.

Depois dos pit-stops, o destaque era a luta de Takuma Sato com Santino Ferrucci e Rinus Veekay. O Samurai Voador sacou a katana e bateu roda com todo mundo para avançar ao top 10. Mas a pancadaria pagaria seu preço no fim. Enquanto isso, o companheiro Graham Rahal evitou as encrencas para chegar de novo entre os primeiros e ficar ali na berlinda da briga pelo campeonato. Outro destaque valia para a bela corrida de Will Power, vindo lá de trás com ultrapassagens e também ótima estratégia da Penske, terminaria em sexto.

Mas a verdade da corrida veio nas 20 voltas finais. Com pneus vermelhos, Newgarden viu a vantagem para Herta desmoronar rapidamente. Só que, quando o guri da Andretti foi para o ataque, Jimmie Johnson rodou na primeira curva e provocou uma bandeira amarela. Relargada e, em seguida, Grosjean causou novo safety car. Pato, que já tinha descontado muita desvantagem para os líderes, agora estava sentado no aerofólio de Rahal.

Na bandeira verde, a oito passagens do fim, ele já se desvencilhou de Rahal e foi à caça dos demais. Palou e Herta nem tiveram chance e, com um passão freando por fora além do deus me livre, Pato superou Newgarden para o abraço da vitória. O piloto da Penske completou em segundo, enquanto o discreto Alex Palou aumentou a liderança no campeonato com o terceiro lugar. O quarto ficou com um frustrado Herta.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895