Pendência "burocrática" impede Razia de treinar e coloca vaga em risco na F-1 2013

Pendência "burocrática" impede Razia de treinar e coloca vaga em risco na F-1 2013

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Versões de assessorias de imprensa mudam a cada semana ao sabor dos acontecimentos. Enquanto na última a informação era de que Luiz Razia ficara sem treinar por opção técnica da equipe em manter Max Chilton para, na semana seguinte, entregar ao piloto brasileiro, ocorre que chegou mais um dia de testes em Barcelona e Razia não sentou no carro da Marussia. Foi então que surgiram informações mais claras da pendenga "burocrática" (ou financeira) de um dos investidores do brasileiro que apoia a empreitada no time russo para a temporada 2013 da Fórmula 1.


O chefe de equipe, John Booth, queria manter Razia testando para garantir que os dois pilotos estejam preparados para a etapa de Melbourne em alto nível. A Marussia auxiliou no fechamento do pacote financeiro de Razia, em sua logística, e quer contar com o piloto durante o ano. Acionistas e parceiros minoritários (um deles o pai de Max Chilton por sinal), porém, exigiram que o carro fique vago até que a primeira parcela da temporada seja depositada. Isso poderá ocorrer ainda esta semana e é por isso que o brasileiro segue na Espanha aguardando a chance de guiar o MR02 novamente. Até aqui, ele fez apenas 500 quilômetros de treinos pré-temporada.

Foram especulados substitutos e teriam ganhado força Vitaly Petrov e Jules Bianchi, que perdeu a briga na Force India para Adrian Sutil. Resta saber se a Ferrari teria real interesse em bancar o francês num carro de fundo do grid para 2013 na sua preparação na categoria máxima. Até então, porém, a vaga é de Razia se fizer o pagamento estipulado em contrato. Apenas se a pendência financeira não for resolvida é que outros nomes serão avaliados.

Quanto aos testes desta quinta-feira, a chuva atrapalhou a vida de pilotos e equipes que trouxeram os pacotes aerodinâmicos que correrão em Melbourne para sua primeira avaliação. Mark Webber foi o mais rápido com a Red Bull e virou 1min22s8 nos poucos instantes de pista seca da sessão. Lewis Hamilton foi o segundo com a Mercedes, mas ainda com a pista úmida não passou de 1min24s. Felipe Massa voltou a dar azar, tendo que andar numa condição que não gosta em seu dia de treino com a Ferrari e ficou em oitavo.

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