Perez recupera de último para vencer e fazer história no GP de Sakhir

Perez recupera de último para vencer e fazer história no GP de Sakhir

México volta ao degrau mais alto após 50 anos em corrida marcada por lambança da Mercedes

Bernardo Bercht

Ainda em busca de emprego, mexicano foi antológico no Bahrain

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Sérgio Perez derrubou todas as apostas e se recuperou de último para vencer pela primeira vez na Fórmula 1. Sim, o mexicano de aviso prévio levou a Racing Point ao degrau mais alto de um pódio inesperado no GP de Sakhir. Esteban Ocon de Renault e Lance Stroll com a outra Mercedes cor de rosa completaram o pódio.

A Mercedes jogou no lixo aquela que seria a vitória consagradora de Russell. Resolveu fazer um pit duplo sob safety car, errou os pneus e tirou seus dois pilotos de uma dobradinha certa.

Mesmo do lado limpo, Bottas sentiu a pressão e largou mal. Russell tomou a ponta, parecendo que ele era o veterano do time, enquanto Verstappen tentou atacar, mas ficou encaixotado. Perez aproveitou e pulou para terceiro, enquanto Leclerc pressionava ambos.

Veio a curva 3, contudo, e daí o monegasco fez lambança. Sem tomada por dentro, o piloto da Ferrari se atirou na freada e deu na roda da Racing Point. Verstappen tentou desviar, pegou brita e foi reto no muro. Safety car na pista.

Bottas pipocou de novo na relargada e Russell se manteve soberano na ponta. Carlos Sainz aproveitou para atacar com a McLaren. Brevemente, o espanhol assumiu o segundo posto, mas atravessou a chicane e Bottas retomou.

No miolo, o grande nome era Perez. Depois de cair para último, ele escalou a turma ultrapassagem por ultrapassagem. Na volta 22, já era nono, após passar Albon e Norris no intervalo de três curvas, em bela manobra.

Vieram os pit-stops e a Mercedes segurou os dois pilotos fora por mais tempo. Depois das trocas, Russell tinha ampla vantagem para Bottas e parecia que corrida sozinho para a vitória.

Aí, veio Jack Aitken, que bateu na reta e deixou o aerofólio no meio do caminho. O safety car foi acionado e a Mercedes exagerou no cuidado. Decidiram trocar para pneus novos com os dois pilotos ao mesmo tempo. Erraram as duas trocas. Russell voltou com pneus trocados e teve que voltar para trocar de novo. Para Bottas, tiveram que recolocar a borracha velha para evitar o mesmo.

Com isso, Sérgio Perez assumiu a liderança com a Racing Point, depois de estar em último na corrida! Ocon e Stroll completavam os três primeiros. Bottas em quarto, com pneus duros usados e Russell em quinto, com médios, viriam na perseguição.

Perez manteve a ponta na relargada, bottas hesitou para passar Stroll e foi superado categoricamente por Russell. O britânico logo encheu o retrovisor de Stroll e Ocon, superando ambos para perseguir Perez.

Tinha pinta de vitória categórica do guri, mas a zica surgiu. Um pneu furado obrigou mais um pit e Russell caiu para 13º. Perez virou mais líder que nunca, um momento totalmente inesperado para o mexicano que ainda não tem emprego em 2021.

Dito e feito, Perez liderou até o fim, com folga. Depois de 50 anos, desde Pedro Rodriguez, o México volta ao degrau mais alto do pódio de forma histórica. Checo! Esteban Ocon completou em segundo para a Renault, com Stroll formando o pódio. 

A McLaren errou na tática e tirou Sainz de uma possível luta pela vitória. Ele completou em quarto, seguido de Daniel Ricciardo. Alex Albon fez mais uma corrida discretíssima, em sexto para a Red Bull. Daniil Kvyat chegou na sua cola com a AlphaTauri. Só aí vieram as Mercedes, com Bottas sem pneus em oitavo e Russell passando quatro para ser nono. Lando Norris fechou os 10 primeiros.

Pietro Fittipaldi fez uma corrida limpa, mas sem ritmo para disputar no meio do pelotão. Fechou em 17º, sendo ultrapassado no fim pelo também estreante Jack Aitken.


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