Perez resiste pressão de Verstappen e vence GP do Azerbaijão de F1

Perez resiste pressão de Verstappen e vence GP do Azerbaijão de F1

Mexicano impõe briga pelo campeonato dentro da Red Bull, Leclerc completa primeiro pódio sem Alonso do ano

Bernardo Bercht

Mexicano venceu duelo da Red Bull

publicidade

Sérgio Perez é a grande notícia da Fórmula 1 em 2023. O mexicano venceu um duelo direto com Max Verstappen e impôs uma disputa de campeonato, ao vencer neste domingo o GP do Azerbaijão. A Red Bull reinou entre os castelos de Baku, com o holandês fechando em segundo após levar a pior no safety car. Charles Leclerc foi um distante terceiro com a Ferrari sem conseguir atrapalhar o domínio Red Bull. Dessa vez, Fernando Alonso ficou fora do pódio, escolhendo acelerar uma volta depois do que precisaria para atacar Leclerc.

A largada teve pouca ação, com todo mundo muito cuidadoso e sem patinar na arrancada. Exceção para Yuki Tsunoda, que desabou de oitavo para décimo. Russell ganhou algum terreno também e engatou no pelotão da frente.

Assim que asa móvel foi liberada, Max partiu para cima de Leclerc. E não teve qualquer apelação, a Red Bull apontou e foi embora. Perez não perdeu tempo e logo em seguida também superou o monegasco para perseguir o companheiro.

O momento decisivo da corrida acabou sendo na volta 10. Nick de Vries exagerou na entrada de curva, bateu a roda dianteira esquerda e quebrou a suspensão. Parou no meio da rua e gerou um safety car. Antes disso, Verstappen e Hamilton tinham antecipado seus pit-stops e acabaram perdendo posições. Max caiu para terceiro, Hamilton desabou para décimo.

Veio a relargada e Alonso foi brilhante no ataque à Ferrari de Carlos Sainz. O espanhol apontou sua Aston Martin de um lado e mergulhou com tudo pelo outro, freando bem além da tangente para levar o quarto lugar. Hamilton foi ainda melhor e saiu costurando o pelotão, ganhando três posições já nas primeiras curvas. Na volta seguinte, colou em Russell, que tinha lucrado com o safety, e despachou o companheiro de Mercedes. Um verdadeiro momento sangue nos olhos.

A partir daí, a corrida perdeu um pouco do gás. Todo mundo parou cedo e ia precisar economizar pneus. A grande intriga seria a capacidade de Perez preservar distância para Verstappen e se Alonso e Hamilton conseguiriam atacar as Ferrari.

Mais de meia corrida depois, Hamilton até tentou fustigar Sainz. Mostrou bico, tentou frear mais tarde, mas a Ferrari puxava melhor na reta, mesmo com o DRS. Hamilton entrou no rádio, pediu mais potência, não tinha para vender...

No caso de Alonso, a Aston errou as contas da hora de atacar. A quatro voltas do fim, o espanhol apertou o pedal da direita para cima de Leclerc e a três, fez a volta mais rápida da prova até então. Na última passagem, chegou a 1s da Ferrari, tivesse começado uma volta antes, teria chance de levar o terceiro posto.

A última mudança da prova veio com as paradas de Nico Hulkenberg e Esteban Ocon, com pneus duros. Eles esperaram um safety car que nunca veio. O francês ainda gerando o grande susto da corrida. A organização de prova cometeu uma falha e deixou organizarem o pódio a duas passagens do fim. A Alpine entrou no box e quase atropelou o pessoal por ali. Lando Norris e Yuki Tsunoda, com as paradas, herdaram os pontinhos finais da corrida para McLaren e AlphaTauri.

Verstappen ainda tentou apertar a distância nas duas voltas finais, mas Perez tinha controle total. O mexicano cruzou em primeiro felizão, com Max carrancudo em segundo. O terceiro foi Leclerc, com Alonso no cangote. Sainz ficou mesmo em quinto, seguido de Hamilton. Stroll sobreviveu a três carimbadas no muro para ser sétimo, seguido de Russell que fechou com a volta mais rápida, Norris e Tsunoda.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895