Perez surpreende com pole na Arábia, em sábado marcado por forte acidente de Schumacher

Perez surpreende com pole na Arábia, em sábado marcado por forte acidente de Schumacher

Hamilton foi eliminado no Q1 com muitos problemas de acerto da Mercedes em Jedá

Bernardo Bercht

Mexicano surpreendeu favoritos

publicidade

Arriba muchachos! A classificação para o GP da Áustria, neste sábado, foi para derrubar as bancas de apostas. Sérgio Perez superou todos os favoritos e cravou a pole-position para a corrida em Jedá, superando as Ferrari de Charles Leclerc e Carlos Sainz com 1min28s200. A grande manchete do dia, contudo, foi Lewis Hamilton ficar fora do Q1 pela primeira vez desde 2009, em treinos que não sofreu quebras ou acidentes.

A Mercedes apostou numa asa traseira sem o chamado Gurney flap para o britânico e, sem qualquer estabilidade, mesmo com três tentativas ele não encaixou uma boa volta. Chegou a ocupar o 15º lugar, mas acabou derrubado pela Aston Martin de Lance Stroll. "O carro estava perigoso, possivelmente vamos largar dos boxes e mudar muita coisa", avaliou Hamilton.

Também acabaram cortados Nico Hulkenberg, na outra Aston Martin; as duas Williams e Yuki Tsunoda que nem conseguiu ir à pista com a AlphaTauri. Pierre Gasly tirou da cartola uma volta, após correr com danos no assoalho e ainda assim avançar.

Veio o Q2, e o grande susto da noite das arábias. Mick Schumacher tentava no limite melhorar seu tempo com a Haas, atropelou demais a zebra interna e foi arremessado contra o muro. Uma colisão violentíssima que demoliu o carro da Haas e obrigou atendimento de ambulância ao piloto alemão. Felizmente, ele não sofreu lesões graves e estava acordado ao ser encaminhado ao hospital.

A partir daí, o Q2 foi uma batalha frenética para entrar entre os 10 melhores, com pouco mais de quatro minutos para todos se virarem. Fernando Alonso botou a Alpine com alguma folga no Q3, mas do quinto para trás, todos sofreram. As McLaren tentaram de tudo, mas Lando Norris foi o 11º em formação com Daniel Ricciardo, ambos eliminados por algums milésimos. Quem sobreviveu, em décimo, foi George Russell na corcoveante Mercedes.

No Q3 e, a princípio, parecia tudo padrão, com as duas Ferrari sobrando. Só que Verstappen errou sua tentativa e começou a destoar. Esteban Ocon fez uma voltaça com a Alpine e foi o melhor do resto em quinto, sem nem precisar de uma segunda tentativa.

Mas quando ninguém esperava, Pepe Gonzalez, el Ligeirinho Sérgio Perez surgiu com uma volta perfeita, no fio da navalha. Especialista em pistas rápidas, o mexicano abraçou a missão de colocar a Red Bull no topo e fez a pole-position, 44 milésimos melhor que Leclerc. Sainz ficou em terceiro, com Verstappen emplacando apenas o quarto lugar com dificuldades no seu RB18.

George Russel achou uma volta para ser o sexto colocado e dividir as Alpine. Alonso melhorou um pouquinho na tentativa final e foi o sétimo, num duelo interessante com a Alfa Romeo de Valtteri Bottas, emplacando sua 103ª participação seguida em Q3. Pierre Gasly com assoalho remendado e Kevin Magnussen completaram os dez primeiros.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895