Perez tropeça na tática da RBR e Verstappen escala pelotão para vencer o GP de Miami

Perez tropeça na tática da RBR e Verstappen escala pelotão para vencer o GP de Miami

Red Bull controlou totalmente a corrida, enquanto Alonso, Russell e Hamilton faziam bons GPs no resto do pelotão

Bernardo Bercht

Verstappen esticou primeira janela de pits enquanto patrolava o pelotão

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Max Verstappen usou todo o poderío da Red Bull, uma mãozinha tática da equipe, e venceu de forma categórica o GP de Miami deste domingo, e ampliar sua liderança no Mundial de Fórmula 1. Sérgio Perez largou na frente, liderou, mas atendeu o chamado de economizar pneus ao invés de pressionar o colega em estratégia invertida, e acabou facilmente superado no fim, em segundo. Fernando Alonso fez mais uma execução sem erros para finalizar em terceiro para a Aston Martin.

Perez recebeu um pouco de pressão de Alonso na largada, mas manteve a dianteira. Magnussen desabou e Pierre Gasly aproveitou para se adiantar. Verstappen, Lewis Hamilton e Esteban Ocon tentavam a sorte com pneus duros, o que iria funcionar para todos no fim. Caso viesse um safety car cedo, havia o risco de obrigar um pit a mais, mas a corrida de rua acabou sendo um raro evento sem bandeira amarela.

A pressão, então, era de Carlos Sainz para cima de Alonso; enquanto lá atrás Lando Norris se tocou com Nick de Vries enquanto os dois tentavam segurar Hamilton na Mercedes. Max evoluiu pouco na primeira volta, mas depois saiu costurando o pelotão. Antes da primeira janela de pits abrir, já era 5º. Depois, Alonso tentou deixar Sainz entrar na zona de asa móvel para ele dificultar a vida do holandês, mas mesmo assim a Ferrari não fez frente e foi superada pela Red Bull. Sem o DRS, Alonso foi presa fácil na volta seguinte.

Sainz foi o primeiro a entrar, tentando o undercut. Errou a freada e acabou passando do limite de velocidade, tomando 5 segundos de punição. Verstappen já tirava vantagem de Perez e o mexicano antecipou seu pit, o que cobraria o preço no final. Alonso foi o que mais manteve pneus médios para voltar cheio de saúde na fase final da corrida.

A partir daí, a tática assumiu protagonismo. Perez chegou a descontar a vantagem de Vertappen de 20 segundos para 14,9. Mas logo a Red Bull instruiu no rádio que deveria conservar seus pneus duros para evitar problemas no fim. Só que o problema no fim era Verstappen! O mexicano foi um pouco inocente, pois tinha borracha 20 voltas mais nova que o holandês.

Ao invés de descontar mais de segundo por volta, ele passou a perder um pouquinho, enquanto preservava equipamento. Resultado, quando Max parou para colocar pneus médios novinhos, Perez assumiu a ponta só dois segundos na frente. Podiam ser pelo menos 12 segundos, se tivesse mantido o ritmo inicial após o pit. Aí foi muito fácil para Verstappen, que abriu asa móvel, chegou a tomar uma fechada na parte interna da reta oposta, mas na principal saiu muito mais colado e engoliu Perez, apesar da espremidinha.

No miolo do grid, as Ferrari estavam quase no chinelo dos pneus e George Russell avançou para quarto com sua Mercedes. Em boa corrida, Hamilton recuperou de 13º para sexto na bandeirada, quase tirando o quinto de Sainz, que tinha que descontar o tempo de punição. Leclerc fechou distante em sétimo, com a Alpine fazendo uns bons pontinhos com Pierre Gasly em oitavo e Esteban Ocon em nono. Kevin Magnussen salvou o pontinho final para a Haas.


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