Peterhansel vence 10ª etapa e Al-Attiyah se aproxima do título no Dakar 2022

Peterhansel vence 10ª etapa e Al-Attiyah se aproxima do título no Dakar 2022

Nas motos, Van Beveren retomou liderança em disputa muito apertada dos primeiros colocados

AE

Multicampeão venceu estágio apesar de estar fora da briga pela vitória

publicidade

A 10.ª e antepenúltima etapa da edição 2022 do Rally Dakar, nesta quarta-feira, tirou os veículos da cidade de Wadi Ad Dawasir após dois dias e levou até Bisha, no trecho mais cheio de dunas do percurso. Entre os carros, quem conseguiu se destacar foi a Audi. O francês Stéphane Peterhansel venceu, enquanto o espanhol Carlos Sainz chegou na segunda colocação.

Peterhansel completou a especial de 375 quilômetros em 2h52min43s e enfim conseguiu terminar um dia na frente neste Dakar. Sainz terminou 2min06s atrás, configurando uma dobradinha dos carros elétricos da marca alemã. Orlando Terranova veio na terceira colocação e teve a companhia de Hank Lategan, Sébastien Loeb e Jaku Przygonski na sequência. O sétimo colocado do dia foi o líder geral Nasser Al-Attiyah, mas ainda com muita gordura para queimar.

O Top 10 foi encerrado por Lucio Álvarez, Mathieu Serradori e Yazeed Al Rajhi. Exatamente 7min54s separaram o líder do 10.º colocado nesta quarta-feira. O veículo brasileiro guiado por Marcelo Tiglia Gastaldi e navegado por Cadu Sachs terminou com a 24.ª posição do dia, 14min52s atrás de Peterhansel.

Apesar da sétima posição do dia, Al-Attiyah perdeu somente 1min25s em relação ao vice-líder Loeb. Peterhansel e Sainz, por conta de problemas em etapas anteriores, estão fora da briga pela vitória geral. Assim, Al-Attiyah tem 32min40s de vantagem para Loeb. O terceiro, Al Rajhi, está 55min48s atrás. Ninguém mais está na mesma hora. Gastaldi e Sachs ocupam a 31.ª posição geral.

MOTOS

Um antigo conhecido venceu a etapa das motos. Toby Price levou a melhor e venceu com o tempo total de 3h05min32s, apenas 2min09s na frente de Luciano Benavides, o segundo colocado. Novamente a categoria tem um novo líder, agora com o francês Adrien Van Beveren.

O dia começou com Sam Sunderland na frente, seguido por Price. Van Beveren e Pablo Quintanilla passaram próximos, disputando de maneira equilibrada a terceira posição. No quilômetro 133, problemas para o atual campeão Kevin Benavides, que enfrentou problemas na moto e ficou cerca de 10 minutos parado para reparos. Logo depois, o competidor da KTM abandonou a disputa.

Na frente, Joan Barreda Bort tomava a liderança e abria em relação a Matthias Walkner, então na segunda posição. Minutos depois, foi a vez de Quintanilla assumir a ponta da disputa. No quilômetro 212 da etapa, ainda chegou a abrir mais vantagem para Sunderland, acompanhado de perto por Walkner.

Foi só na hora final que Price reapareceu nas primeiras posições, após o quilômetro 258, tomando a ponta. Mesmo assim, a disputa era intensa com apenas três minutos separando o Top 7. E o australiano não largou mais a frente, conquistando mais uma vitória na atual edição do Dakar. Benavides foi o segundo, seguido por Van Beveren.

Na classificação geral, Van Beveren retomou a ponta, com 33h27min06s no tempo acumulado e 5min59s de vantagem para Sunderland. Quintanilla subiu para a terceira posição, com Walkner e Barreda Bort completando os cinco primeiros.

Nesta quinta-feira, penúltimo dia do Dakar, a etapa será inteiramente disputada nas dunas da cidade de Bisha.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895