Possível adiamento das 12 Horas de Tarumã gera risco de esvaziar prova durante festas de fim de ano

Possível adiamento das 12 Horas de Tarumã gera risco de esvaziar prova durante festas de fim de ano

publicidade



Uma das boas notícias do automobilismo gaúcho no ano de 2013 foi a definição antecipada, ainda no primeiro semestre, da data para as 12 Horas de Tarumã. Foi escolhido o fim de semana de 14 e 15 de dezembro, evitando dentro do possível conflito de datas e valorizando a corrida mais importante do Rio Grande do Sul. Algumas conversas de bastidores indicam, agora, que esse dia será mudado para, pasmem: 21 e 22 de dezembro.

Nós do Correio do Povo, juntamente com Niltão Amaral, um dos principais divulgadores das corridas no Sul, debatemos o tema e concluímos que o dia é ainda pior do que a escolha de data do ano passado. Para quem não lembra, as 12 Horas de Tarumã ocorreram no dia da inauguração da Arena do Grêmio, prejudicando divulgação de mídia e de público. Sim, nós sabemos que dia 15 teremos a Corrida do Milhão da Stock Car, mas vamos empurrar a prova tanto para frente que teremos as 12 Horas de de 2013 em 2014, pelo visto. Outra questão: no começo do ano foi informado que as 12 Horas fariam parte do Brasileiro de Endurance. Vão mudar a data da etapa nacional também?

O suposto novo fim de semana escolhido será aquele em que a maioria das pessoas do Rio Grande do Sul estará fazendo feriadão para viajar, passar com suas famílias ou coisa que o valha. A previsão é de ter pouca gente no autódromo, com a presença dos competidores e, pior ainda, menos corredores pelos compromissos pessoais de cada um. 12 Horas véspera de Natal, é para torcer que o Papai Noel apareça com um trenó MRX V12...

Convocamos o debate, então: não deveríamos priorizar a data das 12 Horas de Tarumã em dezembro? Quem sabe, sendo tão necessário mudar do dia 15, antecipar para os outros dois fins de semana. Um deles tem GT Brasil, no outro BR de Marcas. Agora anunciaram o Festival Brasileiro de Marcas para o fim de semana do dia primeiro. Ou seja, todas as competições são prioridade, menos a principal prova do Rio Grande do Sul que será relegada praticamente às moscas no dia 22.

O problema é que, esse adiamento, possivelmente não é para garantir um grid recheado e de alta qualidade para a prova. O adiamento parece que se dará para que uma ou outra parte específica participante da prova possa realizar algum outro compromisso naquele fim de semana. De alguma forma isso será pensado no benefício direto das 12 Horas de Tarumã e dos demais participantes em si?

A nossa alternativa? Realizar o Festival de Marcas em conjunto com as 12 Horas, num verdadeiro fim de semana de velocidade entre os dias 1º e 2 de dezembro. Teríamos as provas do Marcas ao longo do sábado, Copa Classic e 12 Horas de Tarumã. Certamente um espetáculo fantástico para todos os envolvidos. A palavra com os leitores, Automóvel Clube e Federação Gaúcha de Automobilismo.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895