Raio-X GP da Bélgica - Schumacher é show

Raio-X GP da Bélgica - Schumacher é show

publicidade



Vinte anos depois, ficou muito apropriado o GP da Bélgica, em Spa Francorchamps, ser palco de uma grande apresentação de Michael Schumacher. A bela ironia é que, naquele ano, ele largou bem na frente e foi classificado como último da corrida, por abandonar primeiro. Desta vez, largou em último por problema mecânico e chegou lá na frente em sua melhor corrida desde que voltou no ano passado. Por isso, vale o wallpaper como estrela da corrida. Confira a análise piloto a piloto abaixo:

Sebastian Vettel

Bernardo Bercht – Nota 9

Prova competente de Vettel. Deu sorte dos pneus não estourarem como a Red Bull tinha previsto por seu acerto incomum de suspensões.  Bobeou nas primeiras voltas e deu lugar a Rosberg, depois, manteve o ritmo e aproveitou a bobeada dos outros para vencer.

Nildo Junior – Nota 8

Não foi a melhor prova de Tião esta de Spa. Foi uma boa corrida dele e manteve a liderança segura da competição. Acho que, definitivamente, colocou uma mão na taça. São quase cem pontos de vantagem para o segundo colocado, que é Webber e ainda não venceu neste ano.

Mark Webber

Bernardo Bercht – Nota 7,5

Boa recuperação, mas largada desastrosa. Não há uma corrida que Webber não jogue fora nos primeiros metros. Foi vital trocar para pneus duros logo no começo, o que permitiu um ritmo melhor no final. Poderia ter ameaçado Vettel, mas de contrato novo ficou na dele.

Nildo Junior – Nota 7

Marquinho patinou na largada novamente, mas conseguiu se recuperar depois. Definitivamente este não é o ano de Webber. Pelo menos garantiu o contrato para 2012. Se tivesse vencido alguma corrida este ano, diria até que teria chance de brigar pelo título. Porém...

Jenson Button

Bernardo Bercht – Nota 8

Boa corrida de Jenson, mas a verdade é que a McLaren tinha carro para brigar pela vitória. Foi muito mal na qualificação e, por isso, largou lá de atrás. A partir daí, acordou e fez uma grande corrida, passando todo mundo que via pela frente. Bom terceiro lugar.

Nildo Junior – Nota 9

Corridaça de Jasão Botão. Largou lá atrás e comeu todo mundo. Faltou carro para brigar pela vitória. Ou se tivesse saído entre os dez primeiros, talvez até tivesse chance. Sabe como ninguém poupar pneus e ser rápido ao mesmo tempo.

Fernando Alonso

Bernardo Bercht – Nota 8,5

Boa prova do espanhol. Justificou novamente que é o mais talentoso do grid atual. A Ferrari estava uma craca com os pneus duros, mas ele conseguiu manter o ritmo quando precisava. Com os macios, tinha velocidade para vencer. De oitavo para quarto o oposto do companheiro que só sabe explicar que os pneus são ruins...

Nildo Junior – Nota 8,5

Dom Alonso de las Astúrias fez uma grande largada. Partiu para a liderança ainda nas primeiras voltas, mas não tem carro para disputar o título. Se conseguir o vice-campeonato, terá conseguido muito. É disparado muiiiito melhor que Felipe Massa.

Michael Schumacher

Bernardo Bercht – Nota 10

Nome da corrida. Não poderia ter feito melhor na comemoração dos 20 anos da estreia na F-1. Não teve culpa do acidente nos treinos, largou em último e era 13º já na primeira volta. Escalou o pelotão com ultrapassagens clínicas e estratégia perfeita. Ainda teve o gostinho de dar um passão no companheiro de equipe, Nico Rosberg.

Nildo Junior –  Nota 9,5

Comemorou seus 20 anos de Fórmula 1 com capacete e chave de ouro. Se eu fosse ele, aproveitava o bom resultado e pendurava o capacete e as luvas. Foi o grande destaque da corrida na Bélgica. Deu prazer de ver o velho Sapateiro.

Nico Rosberg

Bernardo Bercht – Nota 7,5

A Mercedes segue mastigando pneus e Nico parece ter a pior parte deste comportamento do carro. Foi bem nas primeiras voltas, quando chegou a liderar, mas depois desabou grid abaixo. Chegou em sexto e viu Michael Schumacher passar no final, não muito agradável.

Nildo Junior – Nota 6,5

O filha de Keke Rosberg teve um bom fim de semana. A Mercedes esteve muito rápida em todos os treinos e na corrida. Mas os pneus continuam acabando muito cedo. Segurou Massa com facilidade. Ainda recebeu uma chamada de Ross Brawn para deixar o Sapateiro passar e abriu as pernas.

Adrian Sutil

Bernardo Bercht – Nota 8

Faz bem mais que o Di Resta com a Force India. Aproveitou que o carro sempre é muito bom em pistas rápidas e somou mais uma coleção de pontos para o campeonato.  A nota negativa fica por conta da batida no treino, onde poderia ter largado mais à frente e, quem sabe, sonhar alto.

Nildo Junior – Nota 6

Fez mais na corrida do que no treino, mas fiquei com a impressão que Nico Hulkenberg está pedindo passagem. Se eu fosse o Malia (dono da Force India), colocava o Hulk de titular e negociava Sutil com a Williams ou Renault.

Felipe Massa

Bernardo Bercht – Nota 5

Mais um domingo para ver o Massinha deslizando grid abaixo e tomando pau de Fernando Alonso. Ele culpa os pneus, mas o fato é que a borracha é o menor dos seus problemas. Não tem confiança para passar carros muito mais lentos, nem com a asa móvel.

Nildo Junior – Nota 5

Fiquei impressionado com a largada de Massinha e achei que seria desta vez que ele iria ao pódio. Fiquei  sonhando. O Massinha deve estar mesmo com os dias contados na Scuderia. Não consegue fazer uma prova a altura de Dom Alonso de las Astúrias. E ainda tomou um chapéu do filha do Keke.

Vitaly Petrov

Bernardo Bercht – Nota 6,5

Fez uma corrida normal. Manteve um ritmo normal, numa estratégia normal, sem passar ninguém. O russo cumpriu protocolo e levou pontinhos. Menos que a Renault espera, mas mais do que Bruno, que botou um caminhão deles fora.

Nildo Junior – Nota 6

Fez a corrida que poderia fazer. Largou atrás de Bruno Senna e se segurou na primeira curva. Evitando os acidentes, conseguiu chegar nos pontos. Petrov praticamente garantiu seu contrato para 2012, até porque a verba que vem da Rússia é grande.

Pastor Maldonado

Bernardo Bercht – Nota 7

Largou lá de trás depois da punição de cinco posições no grid. Não colocou nenhuma roda fora do lugar na prova e colheu os frutos. Passou Rubinho na pista e acertou a hora de trocar pneus. O resultado, o primeiro pontinho na F-1.

Nildo Junior – Nota 7,5

O que Pastor Maldonado fez de melhor foi a fechada que deu no Hamilton no sábado. Só por isso já valeria uma nota 7. O Luís Amilton jogou o carro para cima de Maldonado no treino classificatório, o que deixou o venezuelano na última fila (foi penalizado). Além disso, deu um chapéu no Rubinho.

Paul di Resta

Bernardo Bercht – Nota 4,5

Sumido em toda a corrida. Vi levar ultrapassagem de um monte de gente e não avançar a lugar nenhum, apesar do bom carro que Sutil mostrou ter a Force India. Inglês alterna resultados médios com corridas anônimas, eu trocava pelo Hulkenberg.

Nildo Junior –  Nota 5

As Force India tinham grande velocidade nas retas longas de Spa, mas Di Resta não conseguiu aproveitar toda essa força. Brigou sempre no meio do pelotão. Leva uma nota bem pela metade então.

Kamui Kobayashi

Bernardo Bercht – Nota 5

Tinha chances de pontuar, lá atrás, mas pontuar. O problema é que calculou mal a diferença de velocidade e o número de neurônios funcionando na cabeça de Hamilton no meio da prova. O inglês fechou a porta e tirou seu aerofólio dianteiro.

Nildo Junior – Nota 4

Assim como Maldonado, o que Kobayashi fez de melhor foi dar um chega-pra-lá em Luís Amilton. Depois, brigou para ficar na pista. Nos treinos ainda conseguiu andar bem, mas depois voltou a ser a chicane ambulante de sempre.

Bruno Senna

Bernardo Bercht – Nota 5,5

Fez uma lambança tremenda na primeira curva. Largou bem, mas julgou mal o ponto de freada e atingiu em cheio o Toro Rosso de Alguersuari. Incrível que o carro sobreviveu a isso com desempenho normal. Teve bom ritmo na prova, mas já estava muito atrás para recuperar uns pontos.

Nildo Junior – Nota 5

Fez uma grande treino de classificação, mas na hora de largar mostrou que está enferrujado. Acertou em cheio o Toro Rosso de Alguersuari. Foi penalizado e foi andar lá atrás. No fim da corrida até fez voltas rápidas.

Jarno Trulli

Bernardo Bercht – Nota 6,5

Melhor corrida de Trulli nos últimos dois anos. Sempre gostou desta pista e parece que finalmente resolveu os problemas com a direção hidráulica da Lotus. Conseguiu terminar à frente de uma Williams e do seu companheiro Kovalainen. Na chuva, acredito que lutava por pontos.

Nildo Junior – Nota 5

Se a Lotus continuar neste ritmo de crescimento, ano que vem já vai andar na frente da Williams. Opa! Já andou. Colocou os dois carros na frente de Barrichello. E Trulli ainda foi mais rápido que Kovalainen.

Heikki Kovalainen

Bernardo Bercht – Nota 5
Bom treino, corrida abaixo da média. Se envolveu nas confusões da largada e esteve sempre atrás do colega de equipe. Apesar de tudo, ainda chegou à frente de Barrichello.

Nildo Junior – Nota 4,5
Foi superado pelo companheiro, algo não muito comum. Mas conseguiu chegar na frente de Rubinho. E na classificação, pegou um Q2. Novos tempos estão vindo para a escuderia de Tony Fernandes.

Rubens Barrichello

Bernardo Bercht – Nota 2

Terrível! Nunca tinha visto Barrichello tomar tantas decisões erradas numa corrida só. Errou a hora de trocar pneus, errou na largada para desviar da confusão, errou até o ponto da pista onde ultrapassar Kobayashi. No final, parou nos boxes tarde demais e ainda bateu na traseira de Di Resta, ficando sem o bico. Resultado, 16º, atrás das Lotus.

Nildo Junior – Nota 4

Tô achando que depois do GP da Bélgica as coisas vão ficar pretas para Rubinho. Acho que ele vai começar a pensar em um plano B para 2012. A Williams vai querer um piloto que leve grana para a equipe ou que custe menos que Rubinho.

Jerome d"Ambrosio, Timo Glock, Vitantonio Liuzzi,     Sergio Perez, Daniel Ricciardo,    Lewis Hamilton, Sebastien Buemi, Jaime Alguersuari Todos esses vão levar um Zero. D"Ambrosio, Glock, Liuzzi, Perez e Ricciardo ainda poderiam levar uma nota 2, mas vou colocar todos no mesmo saco. Jaiminho nem teve tempo de mostrar nada na corrida, já que levou uma bordoada de Senna. Luís Amilton até estava com vontade, mas tomou um nocaute de Kobayashi e um chega pra lá de Maldonado que nem merece nota. Nota Zero. Concordo com o Nildo! Ass. Bernardo Bercht.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895