Raio-X, GP da Coreia - Vettel apresenta suas credenciais de bicampeão

Raio-X, GP da Coreia - Vettel apresenta suas credenciais de bicampeão

publicidade


PitLane levou um drive-trough nas últimas semanas e saiu dos boxes atrasado para a análise do GP da Coreia. Venceu o grande dominador da temporada, dessa vez sem deixar sombra de dúvidas. Portanto, fundo de tela para Sebastian Vettel, com o download clicando acima. Abaixo, as avaliações piloto a piloto da prova.


Sebastian Vettel

Nildo - O bicampeão decidiu a corrida em duas retas. Largou atrás de Lewis Hamilton e usou a força da aerodinâmica da Red Bull para ultrapassar o britânico. Depois, Vettel apenas administrou a liderança. Mostrou que apesar de ter alcançado o título ainda quer alcançar os recordes que Schumacher tem. Tenta buscar 13 vitórias na temporada e só faltam três. Nota 9.
Bernardo - Vettel deixou os rivais constrangidos nesta corrida. Apesar de largar em segundo e com a Red Bull apresentando mais consumo de pneus supermacios que a McLaren, deu o bote em Hamilton e despachou o pelotão. Depois, foi só administrar numa daquelas suas corridas chatas de tão perfeitas. Nota 10.

Lewis Hamilton

Nildo - Eu diria que o Hamilton que correu na Coreia é o mesmo que foi campeão mundial e não o Luís Amilton que todos estavam vendo. Hamilton conquistou a primeira pole position da temporada, a primeira que a Red Bull não conseguiu. Fez uma corrida limpa, disputou a liderança quando teve chances e perdeu para um carro e um piloto melhor. Nota 9,5.
Bernardo - Desde o primeiro semestre Hamilton não fazia uma corrida boa assim. Primeiro, teve o gostinho de acabar com a dancinha do indicador de Vettel, quebrando a invencibilidade de poles da Red Bull. Depois, fez uma corrida honesta, e protagonizou uma batalha incrível com Webber, que claramente tinha carro mais rápido, mas ficou atrás no pódio. Nota 9.

Mark Webber

Nildo - O Marquinho ainda quer o título de bivice-campeão. Mostrou na Coreia que estava com vontade de chegar mais à frente. Não deixou que Felipe Massa ficasse com o terceiro lugar na primeira volta, posição que ostentou até a bandeirada final. Se tivesse mais gana, poderia chegar em segundo. Nota 8.
Bernardo - Enquanto Vettel passou Hamilton em dois tempos, sem pestanejar, Webber amargou uma corrida inteira atrás do carro da McLaren, claramente mais lento. Tomou novo capote do colega de equipe nos treinos e, para mim, é o constrangimento da temporada. Poucas vezes alguém foi tão segundo piloto como ele e isso depois de brigar por título em 2010. Nota 6.

Jenson Button

Nildo - Desta vez Jasão Botão não foi o Peter Perfeito de sempre. Não fez uma boa classificação e não conseguiu suas ultrapassagens habituais durante a prova. Só conseguiu suplantar os adversários, leia-se Ferrari, nas paradas de troca de pneus. Só ultrapassou Nico Rosberg durante a corrida, o que não é muito. Nota 7,5.
Bernardo - Ia ser difícil o principal nome da temporada depois de Vettel manter aquele ritmo alucinante das últimas provas sempre. Fez uma corrida padrão, depois de ficar para trás no grid. Recuperou o que dava, na base da estratégia e comboiou os que iam para o pódio. Nota 7,5.

Fernando Alonso

Nildo - Batalhou, brigou e não conseguiu ultrapassar Felipe Massa na pista. Foi beneficiado por uma troca de pneus complicada com o piloto brasileiro. Depois, soube andar rápido enquanto Massa ficava bloqueado na pista por Adrian Sutil. No mais, Don Fernando de las Astúrias sentiu falta de fôlego para ir mais à frente. Nota 7,5.
Bernardo - O ritmo de Alonso depois que passou Massa nos boxes deu o que pensar. O espanhol foi o mais rápido da pista por umas 15 voltas, descontando uma diferença monstra para a briga pelo pódio. Na hora de chegar, porém, acabou o pneu e ele precisou se contentar com a posição atrás de Button. Nota 7,5.

Felipe Massa

Nildo - A melhor corrida de Massa na temporada. Pode ser que não tenha conseguido uma posição melhor, mas foi o GP em que Massa mais mostrou que ainda é um piloto de ponta. Brigou como pôde para alcaçar o terceiro lugar na largada. Depois, segurou como nunca Alonso, mas a equipe fez o trabalho ruim de box para dar chances de Don Alonso ultrapassar o brasileiro. Só perdeu a posição por causa de Adrian "nada" Sutil. Nota 8,5.
Bernardo - O lado "corredor" de Massa acordou nesta prova. Brigou com unhas e dentes para não deixar Alonso passar e acabou perdendo nos boxes. O fato, porém, é que o ritmo não está lá. Ele é muuuuuuuuuuito mais lento que o Don de las Astúrias e foi também por isso que perdeu a posição na troca de pneus, não apenas por ela demorar um pouco mais. Depois, foi despachado volta a volta. Nota 7.

Jaime Alguersuari

Nildo - Corridaça do Jaiminho DJ Squire Alguersuari. Fez ótima corrida, chegando a ocupar o terceiro posto durante as paradas para troca de pneus. Se tivesse um carro melhor, poderia ir mais longe. Acho que está garantindo o lugar para 2012, fazendo dupla com Daniel Ricciardo. Nota 8.
Bernardo - Depois dessa prova, nada justifica que a Toro Rosso renove com Buemi e não com MC Jaiminho! O cara pega a craca de carro que deram para ele, conserva os pneus até melhor que Jenson Button e faz um monte de pontos. É uma das revelações do campeonato. Nota 8,5.

Nico Rosberg

Nildo - A Mercedes não ajuda Nicolete. O filha de Keke Rosberg tem momentos bons e ruins durante a prova. Mas quando o carro começa a comer os pneus, não tem Cristo que ajude Nicolete. Parece que Ross Brawn está reforçando o time de engenheiros para fazer um carro melhor em 2012. Senão... Nota 7.
Bernardo - Nem o carro nem ele se ajudam desde a metade da temporada. Enquanto Schumacher resolveu a questão do cozimento dos pneus, Nico continua fazendo belas largadas para depois ficar se arrastando sem borracha. Fez o que deu por falta de ajuste fino no carro. Nota 7.

Sebastien Buemi

Nildo - O Tião suíço está fazendo o que pode e o que não pode para superar o DJ Squire, mas está apanhando do espanhol. Mesmo chegando em nono e somando pontos importante para a Toro Rosso, na briga particular Tião está patinando. É candidatíssimo a não ter carro para correr em 2012. Nota 7.
Bernardo - Fez pontinhos, mas tomou um chocolate do companheiro de equipe na Toro. A estratégia funcionou, basicamente, e ele foi conduzindo no piloto automático do início ao fim. Nota 6,5.

Paul di Resta

Nildo - O primo do Dario Franchitti fez uma corrida sem sobressaltos. Não fez besteira e garantiu mais um ponto para a equipe indiana. De quebra chegou na frente de Sutil. De contrato renovado, espera apenas a aposentadoria de Michael Schumacher para trocar de equipe e andar de "Mercedão". Nota 7.
Bernardo - Fez o pontinho que dava com a Force India. Largou lá de trás, usou a estratégia correta e chegou na frente do companheiro de equipe. Um bom dia de trabalho do funcionário do mês. Nota 7.

Adrian Sutil

Nildo - Sutil surgiu na Fórmula 1 como um piloto rápido, mesmo correndo por uma equipe considerada pequena. Aos poucos foi criando a fama de uma ótima aposta para as grandes equipes. Depois do problema no GP da China, quando acertou uma copada no pescoço de Eric Lux, diretor da Genni (proprietária da Renault), perdeu um pouco da agressividade nas pistas. Vai sair da Force India em 2012. Nota 6.
Bernardo - Adrian Sutil vai dando pinta de talento não concretizado na Fórmula 1, algo nos moldes de Takuma Sato. Algumas corridas brilhantes, muitas batidas e pouco na hora que o carro ficou bom o suficiente para ameaçar os grandes. Ainda tem a polêmica do processo por agressão rondando sua cabeça. Nota 6.

Rubens Barrichello

Nildo - Recebeu partes aerodinâmicas novas na Coreia, mas parece que a equipe decidiu passar para Pastor Maldonado toda a preferência. Larga sempre atrás do venezuelano. Faz o que pode para chegar nos pontos, mas o carro é muito ruim. Nota 6.
Bernardo - Terminou melhor que o companheiro de equipe, de novo, mas dá para ver que não há o que fazer com esse carro da Williams. O ritmo é pior que os outros e gasta mais pneus, então nem conseguem tentar o truque da Sauber. Barrichello teve um bom começo de prova e ameaçou uns pontinhos, ou UM, mas o safety car estragou a estratégia. Teve o gosto de passar Bruno Senna, concorrente para renovar contrato no ano que vem. Nota 6.

Bruno Senna

Nildo - A pior corrida do Senna depois de seu retorno. Esteve sempre atrás enquanto Petrov brigava entre os dez primeiros. A equipe já perdeu o amor incondicional que mantinha. Precisa fazer mais nos GPs que faltam para tentar manter a posição na equipe em 2012. Nota 5.
Bernardo - Agora enroscou a situação para o primeiro sobrinho. Depois da primeira impressão boa, derrapou feio nas últimas provas e a pior foi a da Coreia. Se arrastou e chegou a estar atrás das Lotus, com seu Renault. Depois recuperou um pouco na base da estratégia, mas ainda viu Barrichello passar com o fraquíssimo Williams. Nota 4,5.

Heikki Kovalainen

Nildo - Foi um dos destaques da corrida coreana. Conseguiu chegar na frente das Saubers. E fez uma largada maravilhosa, chegando a andar na frente das Willians e da Renault de Senna também. Tomara que o Lotus de 2012, que se chamará Caterham, tenha condições de brigar por posições mais à frente no grid. Nota 7.
Bernardo - Cada vez que a Lotus dá mais um pequeno passo rumo ao meio do pelotão ele corresponde de forma brilhante. Além da largada "monster", conseguiu aproveitar a bobeada da Sauber para conseguir o melhor resultado sem grande número de abandonos da equipe. Merece coisa melhor em 2012. Nota 8.

Kamui Kobayashi

Nildo - Não sei se foi a Sauber que não esteve bem adaptada ao circuito coreano ou se os dois pilotos estavam sonolentos. Kobayashi não mostrou a mesma desenvoltura que teve no GP japonês, quando conseguiu largar em sétimo. Acho que só fica para 2012 porque renovou o contrato com antecedência. Nota 4.
Bernardo - Não se encontrou no acerto, na pista ou na estratégia. Ainda perdeu pedaço do bico, o que comprometeu a corrida. Amargou terminar atrás de uma nanica. Segundo semestre difícil para o japonês. Nota 4.

Sergio Pérez

Nildo - Ligeirinho Pérez não foi tão ligeiro assim. Ficou atrás do companheiro e do Lotus de Kovalainen. Fez muito pouco na corrida. Nota 3.
Bernardo - Fraquinho, muito fraquinho depois da boa corrida no Japão. Tem a desculpa de que não conhecia a pista com um Fórmula 1, mas ainda assim ficou devendo. Nota 3,5.

Jarno Trulli

Nildo - Parece que perdeu a motivação, mas não se ouve nenhuma reclamação por parte de Tony Fernandes. Ainda é um mistério como renovou contrato. Nota 3.
Bernardo - A equipe mudou todo o sistema de direção para ele e continua tendo problemas e reclamando. Curiosamente, do outro lado não aparecem críticas e ele renovou para 2012. Sabe-se lá como funciona isso, o certo é que fazem três anos que Jarno Trulli ocupa espaço útil na F-1. Nota 3.

Timo Glock

Nildo - Seu mérito é chegar na frente de Daniel Ricciardo, o que não é muito, já que tem um carro melhor, mas nem tanto. Nota 3.
Bernardo - Um cara talentoso que nem o Timo dá pena de ver aparecendo todo o final de semana só para ligar o carro e passear pela pista. Está na hora da Virgin dar um jeito num projeto bacana para 2012, pelo menos para o alemão mostrar que pertence ao circo da F-1. Nota 3,5.

Daniel Ricciardo

Nildo - Ricardinho está mostrando num arremedo de equipe que tem condições de andar na Toro Rosso em 2012. Chegou na frente de Tonio Liuzzi e de D"Ambrosio. Nota 5.
Bernardo - Boa corrida do herói da HRT. A nova aposta da Red Bull pegou o carro ruim pelo pescoço e arrasta ele para frente de uma das Virgin, pelo menos. E de quebra deixa Liuzzi na linha de tiro para a aposentadoria. Nota 5.

Jerome D’Ambrosio

Nildo- Poderia largar que ninguém notaria. Quem vê os carros da Virgin durante os GPs levanta o dedo. Niguém levantou, ninguém vê. Nota 2.
Bernardo - Começa a ficar chato esse negócio de sempre chegar atrás das Hispania, que são notavelmente 1 segundo mais lentas. Algo de certo ele não está fazendo. Nota 1,5.

Vitantonio Liuzzi

Nildo - Vai perder o carro no GP da Índia para Narain Karthikeyan e não fará a mínima diferença. Nota 1.
Bernardo - Perda de tempo do italiano voltar para tomar pau dum novato na Hispania. Nota 0,5.

Pastor Maldonado - Largou na frente de Barrichello e terminou atrás. Para evitar o vexame, recolheu aos boxes. Nota 0,5.

Vitaly Petrov - Conseguimos dar nota negativa aqui? O russo se apavorou com Alonso tentando passar por fora e torpedeou sua vítima favorita, um certo Michael Schumacher. Deve ser reflexo da cortina de ferro, Alemanha Oriental, ou algo assim. Nota 0

Michael Schumacher - Depois que ele pegou a mão do carro e anda na frente do companheiro, resolveram transformar o alemão em alvo. Não podia fazer nada por conta da barbeiragem do Petrov. Tinha pinta de que ia chegar na frente do Nico, de novo. Sem nota.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895