Raio-X GP da Malásia - Surge Sérgio "Ligeirinho" Pérez, um herói mexicano

Raio-X GP da Malásia - Surge Sérgio "Ligeirinho" Pérez, um herói mexicano

publicidade



A análise piloto a piloto do GP da Malásia larga dos boxes, mas mostra como sempre a visão bem-humorada enquanto precisa dos blogueiros do PitLane sobre o que aconteceu na Fórmula 1. Em Sepang, o show foi todo de Sérgio "Speedy Gonzalez" Pérez, que pressionou os gigantes com sua Sauber quase limpa de patrocínios. Um segundo lugar que impressionou tanto ou mais que a vitória de Fernando Alonso. Clique na foto acima para baixar o fundo de tela do nosso troféu showman.

Confira as notas dos pilotos:

Fernando Alonso

Bernardo Bercht - Posso dar nota 11 para Don Fernando? Todo mundo sabia que Alonso iria conseguir resultados especiais equilibrando a fraquíssima Ferrari na orelha, mas vence na segunda prova somente com muita mágica e alguma ajuda do tempo. Até para evitar o último ataque de Sérgio Perez pareceu ter um toque a mais de pilotagem, ao reduzir mais cedo na entrada de curva e fazer o mexicano se perder na freada. Nota 10.

Nildo Júnior - A realeza das Astúrias mostrou porque é considerado pela maioria da imprensa especializada como o melhor piloto da Fórmula 1 da atualidade. Sim, o melhor, porque vencer com a Carroça Bico de Lego Rossa só sendo o melhor piloto da F-1. E Don Fernando foi perfeito do início ao fim da corrida. Teve a estratégia perfeita, trocou os pneus na hora certa e até deu um baile no Speed González. Nota 10.

Sergio Pérez

Bernardo - Foi o showman incansável da corrida. Provavelmente teria vencido a prova se, assim como no começo, a Sauber seguisse arriscando nas decisões de box. Com medo de perder o pódio, porém, a equipe suíça foi conservadora e deixava nas costas de Checo descontar a vantagem de Alonso novamente. Testemunhamos o surgimento de um novo grande piloto, resta saber se será mais perto de um novo Senna, ou de um Alesi. Nota 10.

Nildo – Resta uma dúvida: quem foi melhor na corrida? Don Fernando ou Speed González? O mexicano também esteve à beira da perfeição. Se antes da corrida alguém cravasse a posição de chegada, jamais colocaria Pérez no pódio. Mostrou a todos que está pronto para assumir o posto de Felipe Massa na Ferrari. Deu azar quando resolveu pressionar Alonso e deu uma escapada. Nota 10.

Lewis Hamilton

Bernardo - Foi bem na corrida, mas esteve longe dos geniais. Depois de ser campeão, parece que restou isso a Hamilton, ser muito rápido em volta lançada, mas terminar não brilhando nas corridas. Ao final, não ajuda muito a imagem da McLaren ao fazer cara de poucos amigos, mesmo no pódio. Nota 8.

Nildo – Luisinho rateou de novo e não conseguiu aproveitar a excelente posição de largada. Teve um prejuízo no box por erro da equipe. Parece que está mais concentrado este ano. Deve ser a presença de miss Nicole Scherzinger no paddock. Nota 8.

Mark Webber

Bernardo - Pois é senhor Mark Webber, quando o carro era um foguete nada de mostrar serviço né? Agora que a coisa encrespou resolveu andar na frente do Vettel? Melhor do resto, mas longe da ponta com um carro complicado. Nota 7,5.

Nildo - Markinho está numa fase melhor em 2012. Fez uma bela corrida e chegou em quarto. Claro que isso se deve ao fato que Vettel não terminou a corrida. Não fez uma largada muito boa e perdeu posições. Nota 7.

Kimi Raikkonen

Bernardo - Adaptação após ficar de fora algumas temporadas é para o fracos. Kimi Raikkonen continua o mesmo após a passagem pelo Mundial de Rally. Faz o serviço e não se importa com o resto. Caprichosamente, ainda deu uma segurada no final para ter pneus novos com o tanque vazio e cravar a melhor volta da prova. Quando não tiver problemas nos treinos quero ver quem vai segurar a Lotus do Iceman. Nota 8,5.

Nildo - Aos poucos o Iceman está se reencontrando. No GP da Malásia, Raikkonen largou em décimo porque trocou o câmbio e chegou em quinto, sendo combatente o tempo inteiro. E se deu bem na chuva porque está acostumado com a baixa aderência dos carros de rali. Nota 8.

Bruno Senna

Bernardo - Boa prova do "Sobrinnho", nas condições que ele mais se destacou até agora com carros de corrida, mudança do molhado para o seco. Não fosse a tremenda bobagem que fez no início, ao bater no próprio companheiro de equipe, até um pódio estava entre as cartas pelo ritmo de prova. Perdeu nota por isso e por ter ido mal na qualificação, novamente. Nota 7,5.

Nildo - Corridaça de Bruno Senna. O Sobrinho nº 1 fez bobagem na largada, caiu para a última posição e depois veio comendo todo mundo. Tomou uma ultrapassagem por fora do Ricciardo que cheguei a pensar que não iria muito longe. Mas Bruno se recuperou, deu o troco em Ricardinho e chegou em sexto. Nota 9.

Paul di Resta

Bernardo - Se equilibrou bem no molhado e garantiu mais pontinhos para a Force India. O inglês não me convenceu ainda em condições normais e acredito que a qualquer momento o companheiro Nico Hulkenberg vai virar a mesa. Nota 7.

Nildo - Alternou bons e maus momentos na corrida. Soube manter a FI na pista quando a chuva tomou conta. Parece ter assumido a condição de primeiro piloto da equipe indiana e tem deixado o Incrível Hulk verde de raiva. Nota 7.

Jean-Éric Vergne

Bernardo - Eu não sei pronunciar o nome dele, mas posso dizer que anda sobre as águas! Ninguém sabe ainda como o francês conseguiu se manter na pista com pneus intermediários enquanto Noé navegava para salvar a fauna da Malásia. Mas quando veio o safety car ele estava lá, inteiro na pista e pronto para somar seus primeiros pontos. Muito bom! Nota 7,5.

Nildo – Fez uma bela corrida. Foi audacioso e não trocou os pneus quando todos viram a chuva apertar. Se a corrida tivesse sido encerrada na volta nove, teria terminado em sétimo. Manteve-se consistente e conseguiu levar a Toro Rosso aos pontos. Nota 7.

Nico Hulkenberg

Bernardo - Parecia ter mais velocidade do que dois carros que chegaram à sua frente, mas não aproveitou. Uma hora vai encaixar um bom momento e pode surpreender com o carro promissor da Force India. Isso se a equipe seguir com dinheiro para desenvolvê-lo ao longo do campeonato. Nota 6.

Nildo – O alemão da FI ainda não fez aquela corridaça que eu espero que ele faça. Nico está se ambientando com o carro, mas mesmo assim chegou nos pontos. O VJM05 não é o carro dos sonhos e está sofrendo para alcançar seus concorrentes diretos. Nota 6

Michael Schumacher

Bernardo - A Mercedes ganha o troféu de equipe mais azarada do começo de campeonato. Não ensinaram o Romain Grosjean a respeitar os mais velhos e cara vai lá e estraga uma possível corridaça do heptacampeão? Depois de cair para último, Schumacher mostrou que seus pneus duravam bem mais que os do companheiro Rosberg. Poderia ter vindo um pelo resultado, mas salvou um pontinho. Nota 7.

Nildo – O carro da Mercedes é a grande decepção da temporada, atrás inclusive das Carroças Bico de Lego Rossa. O ponto obtido por Schumacher na Malásia é o único da equipe alemã na temporada. Ross Brawn com seu duto de ar polêmico não conseguiu levar a Mercedes para o nível de cima. Schumacher tentou mas foi prejudicado na largada. Nota 6.

Sebastian Vettel

Bernardo - Cade o sorriso do bicampeão? O carro encrespou e o alemão mostra uma face bem diferente da do outro bicampeão com quem "concorre" pelos louros da década. Enquanto Fernando Alonso aperta o cinto e vai à luta, Vettel bate contra HRT, dá chilique e joga pontos no lixo. Nota 2.

Nildo – A pior corrida de Tião nos últimos tempos. Largou em sexto, correu entre os primeiros mas errou quando tentou ultrapassar Karthikeyan. E o pior, perdeu a compostura e mostrou o dedo médio para o piloto indiano. Tudo por culpa da falta de competitividade da RBR8. Nota 5.

Daniel Ricciardo

Bernardo - Andou bem enquanto a pista estava muito molhada, mas depois o carro não se adaptou às mudanças de aderência. Talvez estivesse com um acerto de corrida mais para chuva, mas o fato é que terminou a prova longe do companheiro de Toro Rosso. Nota 5.

Nildo – Ricardinho fez uma boa corrida, mas não tão boa quanto Vergne. O Toro Rosso não é o carro que parecia ser e o australiano alterna bons momentos com outros não tão bons. Fez uma bela ultrapassagem em Bruno Senna e tomou o troco logo em seguida. Nota 6.

Nico Rosberg

Bernardo - Péssima corrida para o filho do Keke. Seu companheiro de equipe desabou para último nas primeiras voltas e, ainda assim, conservou melhor os pneus e o ultrapassou rumo ao top ten. Nico, por sua vez, derreteu os pneus mesmo sob chuva e deslizou pelotão abaixo. Nota 3.

Nildo – Nicolete está sendo judiada pelo carro. O Flecha de Prata é rápido, mas gasta muito pneu em pouco tempo e passa a ser inconstante. A Mercedes perdeu muito rendimento quando a pista secou. Nicolete está devendo uma grande prova na temporada. Nota 4.

Jenson Button

Bernardo - Mesmo o piloto mais eficiente da F-1 atual está sujeito a uma corrida de pura trabalhada. Parecia tudo bem com Jenson quando ganhou a posição de Hamilton nos boxes, mas aí ele jogou fora a chance de liderar o campeonato na traseira de Karthikeyan. Ganha pontos por ter admitido a culpa ao invés de chorar as pitangas como Vettel. Nota 4.

Nildo – O Peter Perfeito, como o Bernardo costuma chamá-lo, rateou tudo o que podia em uma prova apenas. Errou na hora da troca de pneus, perdeu rendimento muito cedo e não conseguiu acompanhar o ritmo de Luisinho. Nota 4.

Felipe Massa

Bernardo - As câmeras de TV captaram a miséria de Felipe Massa quando Alonso cruzava para a vitória. O brasileiro estava quase tomando uma volta do companheiro, com a mesma Lego Rossa. Chegou a ter de brigar por posição com as Caterham! Está esquentando a cadeira para Sérgio Perez e não sei onde raios encontrará cockpit para 2013. Nota 1.

Nildo – O Massinha está ralado. Quando faz uma fraca temporada, seja por ter um carro ruim, seja por estar em momento não tão bom tecnicamente, vê o principal concorrente ao cockpit número dois da Ferrari chegar em segundo e ameaçando o piloto principal. Definitivamente Massa não se dá bem com pista molhada. Nota 3.

Vitaly Petrov

Bernardo - Quem criticava o russo na Renault precisa olhar as boas corridas com a Caterham. Está fazendo um trabalho muito melhor que o aposentado Jarno Trulli faria. Até assustou Heikki Kovalainen, que estava acostumado a não ter concorrência no pelotão de trás. Nota 6,5.

Nildo – Fez uma boa corrida guardada as proporções do carro que tem. Todos esperavam um Caterham melhor que o carro do ano passado, mas não vemos isso. Petrov conseguiu andar sempre na frente de Kovalainen no fim de semana. Nota 5.

Timo Glock

Bernardo - O alemão é muito bom, num carro muito ruim. Este ano a Marussia fez um bólido menos pior e ele já está colhendo frutos, dando um calor nas Caterham e extraindo cada décimo de segundo na pista. Nota 6.


Nildo - A Marussia parece ter ganho segundos importantes nesta temporada. Seguidamente vemos os carros rubro-negros mais próximos dos verde-amarelos da Caterham. Glock conseguiu colocar-se entre os dois da equipe de Tony Fernandes. Acho que ainda está devendo em relação a Pic. Nota 5.

Heikki Kovalainen

Bernardo - Tomou baile da Marussia de Glock. Preocupante após a excelente temporada de 2011. O carro melhorou um pouquinho, mas ele parece não ter pego a mão ainda, ao contrário do colega Petrov. Nota 3.

Nildo - Pela primeira vez Kova ficou atrás de uma Marussia na pista e de outra Caterham. Durante a prova, Kova passou meio despercebido. Nota 4.

Pastor Maldonado

Bernardo - Pobre Pastor! Deve ser culpa dos ianques o motor estourado quando salvava um pontinho em bela recuperação na prova, após ser abalroado pelo companheiro de equipe. Vai brigar lá na frente o ano todo o que será divertido! Nota 6.

Nildo - O venezuelano não fez uma corrida tão boa quanto a passada, quando perdeu uma boa posição ao errar uma curva e encontrar o muro. Desta vez, Maldanado recebeu um empurrão de Senna na primeira volta. Depois enfrentou problemas quando estava entre os dez primeiros. Precisa passar em Salvador para tomar um banho de descarrego. Nota 6.

Charles Pic

Bernardo - Eu vi o Pic andando bem na chuva, depois a equipe se atrapalhou com pneus e fez ele cair para trás das Caterham. Bom começo de F-1 do francês. Nota 5.

Nildo - Vi grandes progressos na corrida de Pic. Desde os treinos esteve incomodando o experiente Glock. Parece que recebeu um carro melhor que D’Ambrosio e Di Grassi, segundos pilotos que sofreram com a ruindade do equipamento da Virgin/Marussia. Nota 5.

Narain Karthikeyan

Bernardo - O pessoal costuma se arriar na cabeça do indiano pelas experiências anteriores com a HRT, mas na Malásia ele foi muito bem! Guiou com maestria sob chuva e fez a escolha certa na largada. Estava numa merecida 10ª posição sob o dilúvio, mas o sonho acabou com o recomeço de prova. Ainda assim, nota 7 pelo mério artístico!

Nildo - O que eu iria dizer se a corrida tivesse acabado na nona volta e Narain confirmasse sua 10ª colocação? No mínimo iria dizer que a sorte ajuda os persistentes, pois ele tinha feito uma grande escolha ao colocar pneus para chuva pesada quando iniciou a corrida. Mas Narain ainda se envolveu no acidente de Vettel. E recebeu elogios de Christian Horner, quer dizer, Luciano Burti. Foi um fim de semana daqueles. Nota 7.

Pedro de la Rosa – Sucumbiu diante da magnitude de Karthikeyan, apesar de ter acabado na frente. Nota 2.

Romain Grosjean - Como dar uma nota para Grosjean se ele não consegue dar duas voltas na corrida? Nota 0.

Kamui Kobayashi - Não esteve no mesmo nível de Pérez e enfrentou problemas no carro. Sem nota.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895