RB Júnior empresta “mecânica Red Bull”, mas traz interpretação própria do carro campeão da Fórmula 1

RB Júnior empresta “mecânica Red Bull”, mas traz interpretação própria do carro campeão da Fórmula 1

Projeto de Jody Egginton chama a atenção por dianteira estreita e fluida e as laterais com “vales” como a Aston Martin

Bernardo Bercht

Dianteira estreita e lateral inspirada na Red Bull de 2022 marcam desenho do Vcarb01

publicidade

Chegou o RB Júnior (ou na letra da inscrição Visa Cash App RB), o primeiro carro colorido da Fórmula 1 2024! Colorido e com soluções interessantes, além de "empréstimos" importantes da equipe principal da Red Bull. Liderado por Jody Egginton, o design do Vcarb 01 abandona a maior parte das filosofias ainda herdadas por James Key no último AlphaTauri e adota o conceito de suspensões da equipe principal, mas com uma aerodinâmica própria.

A primeira coisa que chama a atenção é o nariz super afilado que inicia rente ao plano do aerofólio dianteiro e tem formas arredondadas até o primeiro ponto de fixação da suspensão. Ali, abre como primeiro ataque do complexo sistema de aletas que distribui o ar entre o assoalho para efeito-solo e as laterais e aerofólio traseiro.

| Foto: Vcarb / Divulgação CP

A suspensão é pull-rod na dianteira e push-rod na traseira. Na frente, o conjunto é exatamente igual na geometria ao do RB19 campeão em 2023. Bastante inclinação e elevação nos braços, primeiro para liberar ar para o assoalho, depois para gerar o efeito anti-diving, ou anti-mergulho. A ideia é manter a carroceria estabilizada nas frenagens, o que incomoda um pouco os pilotos pela perda de sensibilidade, mas ajuda a manter a performance homogênea e o donwforce máximo nas curvas. O pull-rod também dá a vantagem de ter opções mais macias de molas e curso de suspensão, compensando um pouco o desconforto de Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo.

O meio do carro surpreende, pois não é o RB19 que emprestou seu visual para o Vcarb01. As entradas para os radiadores lembram muito mais o RB18, ainda de 2022. Está ali a linha do "canhão Red Bull", com o ângulo de ataque forte, mas com uma abertura bem maior dos pontões rumo aos radiadores.

A "linha de cintura" da cobertura do motor mantém o DNA do AlphaTauri, com um recuou bem intenso e compacto sobre o Honda. Diferente da Red Bull, também, a superfície superior das laterais tem canais, bem mais tênues que Ferrari, Alpine e Aston Martin, mas que estão lá para direcionar ar ao difusor e "selar" o downforce produzido pelo efeito-solo embaixo do carro.

| Foto: Vcarb / Divulgação CP

Atrás, a suspensão é push-rod, a exemplo do RB19, que por sinal deve fornecer todo o conjunto traseiro e sua mecância para a RB Júnior. A inclinação da suspensão gera bastante anti-lift, exatamente para compensar o movimento da traseira nas frenagens e acelerações e manter o chassis estabilizado e o máximo de tração.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895