Relacionamento de Alonso com a Ferrari nos boxes chega ao limite e McLaren pode contratar espanhol

Relacionamento de Alonso com a Ferrari nos boxes chega ao limite e McLaren pode contratar espanhol

publicidade



Termina um fim de semana de corrida, começa a semana de especulações para 2014. A informação que circula no momento é que a relação entre Fernando Alonso e a Ferrari está por um fiapo, o que terminaria de ordenar os dominós para o próximo ano. A McLaren está cortejando o retorno do espanhol e dois acontecimentos do GP do Japão podem ter determinado a ruptura final que possibilitará esse acordo surpreendente.


Primeiro ponto de ruptura: sábado, último treino livre antes da classificação. Apesar da Ferrari enfrentar problemas de acerto e durabilidade dos pneus, Alonso permanece a maior parte do treino nos boxes. Felipe Massa faz todo o "trabalho sujo" de setup, enquanto o espanhol parte para a pista apenas no fim. Stefano Domenicali pergunta se o espanhol vai querer sair para algum ajuste, ou comparar pneus, mas ele fica sentado na cadeira no fundo dos boxes, nitidamente cansado de tentar buscar um ritmo que a Ferrari não oferece nesta temporada.

Segundo ponto: domingo, a partir da sétima volta de corrida. Alonso tem ritmo melhor que Felipe Massa, mas não tem velocidade de reta para passar nem no ponto de asa-móvel. Ele sinaliza para a equipe que precisa ir adiante para tentar pressionar Vettel, mas apesar de Domenicalli e do engenheiro enviarem o código "Multifunction - A", o brasileiro se recusa. A equipe chega a falar para a imprensa que há um problema no rádio, mas a verdade é que o espanhol insiste sem ter a resposta que queria. Ultrapassa apenas com a ajuda da Toro Rosso mais lenta à frente de Felipe e, aí, é tarde demais para buscar um pódio que já era improvável.

Alonso na McLaren em 2014, obviamente, encerra o contrato apalavreado de Felipe Massa com a equipe inglesa. Com um fim de ano meio atrapalhado, o brasileiro também dificultou suas chances, com punições e erros na pista. Apesar disso, confirmando-se a saída do bicampeão espanhol, a imprensa inglesa já resolveu o quebra-cabeças. O jornalista David Croft e o ex-piloto Johnny Herbert acreditam que Nico Hulkenberg poderá ser a solução ferrarista e que, por isso, não assinou nada ainda com a Lotus.

Sobra o lugar da Lotus, então, para Felipe Massa seguir num bom time da Fórmula 1 ao lado de Romain Grosjean, apesar dos problemas financeiros em Enstone. Tudo a confirmar e, obviamente, podendo mudar a cada minuto no ninho de cobras que é a Fórmula. Nessa dança das cadeiras, faltará definir, então Force India, Sauber, Williams e Caterham, todas com vagas abertas para 2014.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895