Rossi entra na cabeça de Lorenzo e mostra como ganhar um título da MotoGP

Rossi entra na cabeça de Lorenzo e mostra como ganhar um título da MotoGP

publicidade



Dá para imaginar as engrenagens operando na cabeça do maior campeão sobre duas rodas naquelas voltas fatídicas em Misano. No molhado, estava melhor que Lorenzo, mas a pista secava a cada segundo e o rival teria toda a vantagem a partir disso, pois sempre foi mais rápido nas condições. A estratégia óbvia era ir cedo para os boxes trocar para a moto de pneus secos, como fez Marc Marquez para ganhar a corrida eventualmente, mas aí veio o brilhantismo.

Embutido no vácuo de Rossi, Lorenzo estava esperando a cartada do italiano para definir sua tática. Queria jogar nas mesmas condições, ir para cima quando trocassem pneus e azar do resto do grid. O Doutor, por sua vez, aproveitou o "sanguenozoio" do rival da única forma que podia. Parasse imediatamente, seria presa fácil e perderia mais pontos no campeonato com o terceiro lugar atrás de Lorenzo.

Então foi esticando a parada. Perdendo mais de seis segundos por volta para Marquez, mas cuidando no retrovisor o cada vez mais transtornado Lorenzo, sem saber se passava, presionava, parava... Foram três voltas até o rival capitular. Agora preocupado também com a fuga de Marques, Lorenzo voltou dos pits mordendo o guidão com pneus frios. Tentando ser mais rápido que a pista permitia, descolou os platinados e desabou no chão sem aderência na traseira.

Foi a exata volta da parada de Rossi, que trocou de moto calmamente, voltou à pista com uma perda de tempo considerável, mas confirmou o quinto lugar. Foram onze pontos a mais no campeonato numa corrida que estava perdida se corresse de igual para igual com Lorenzo. Uma aula de jogo psicológico.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895