Russell acerta tudo, segura a pressão de Hamilton e vence 1ª na Fórmula 1 em Interlagos

Russell acerta tudo, segura a pressão de Hamilton e vence 1ª na Fórmula 1 em Interlagos

Dobradinha da Mercedes fez a festa da torcida, num GP de São Paulo cheio de possibilidades

Bernardo Bercht, direto de Interlagos

Dupla da Mercedes terminou assim a corrida, com Russell na alça de mira, mas triunfante

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George Russell entrou para o seleto clube dos vencedores da Fórmula 1 com uma corrida digna dos gigantes, neste domingo no GP de São Paulo em Interlagos. O britânico comandou a corrida, segurou pressão forte do companheiro heptacampeão e deu a primeira vitória para a Mercedes na temporada. Festa total dos alemães, que tiveram Lewis Hamilton se recuperando de uma trombada de Max Verstappen para fechar em segundo, com Carlos Sainz em terceiro com ritmo muito forte da Ferrari. Completando os nomes do dia, Fernando Alonso recuperou 12 posições para fechar em quinto com a Alpine.

A largada teve Russell pulando na frente com Hamilton segurando a carga inicial de Verstappen. Mais atrás, Ricciardo foi com tudo para cima de Magnussen, errou a medida e bateu na traseira do carro do adversário. A Haas rodou e acertou a McLaren, tirando ambos da corrida. Um enfurecido Magnussen nem quis pegar carona no mesmo carro que o australiano para os boxes.

Veio safety car e com a prova prometendo muita ação, ela veio. Russell seguro ua relargada até o limite, o que atrapalhou Hamilton um pouco. Na arrancada, Verstappen tentou o bote por fora, ainda estava atrás na segunda perna do S do Senna. A Mercedes manteve seu traçado e acabou recebendo o toque da Red Bull. Prejuízo para ambos, mas maior para Max, que arrebentou a asa e precisou parar. Depois, ainda tomaria 5 segundos de punição pela manobra.

Hamilton desabou para oitavo com um pequeno dano na asa dianteira. Mesmo assim, era o mais rápido da pista com Russell. Enquanto o companheiro abria vantagem na ponta, ele ia passando de um a um com o sangue nos olhos. Os pneus tinha alto desgaste e todo mundo decidiu logo por mais de uma parada. Alguns, até três, como Fernando Alonso, o primeiro a ir aos boxes.

Lá na frente, Perez tentava perseguir Russell, mas a Mercedes era mais rápida. Sainz mantinha a pressão também sobre o espanhol. Lá atrás, o dia era tenebroso para Leclerc e Verstappen, pouca coisa dando certo. O holandês teve até mesmo uma roda presa durante a parada, em que tomou os cinco segundos. Resultado, voltou de novo no fundo do pelotão.

Sebastian Vettel era destaque nessas alturas, rodando em quinto com bom ritmo. Outro que segurava a pressão de carros mais rápidos era Valtteri Bottas com a Alfa Romeo. Lando Norris, enquanto isso, tinha um ritmo esquisito, se segurando nos pontos com a McLaren.

Após as trocas, Alonso aparecia inesperadamente em quinto, mas ainda teria que dar um jeito do pit a mais funcionar. Se divertia, ao menos, passando Bottas e Vettel com pneus mais novos. Lance Stroll, ele teve que passar três vezes ao longo da jornada em Interlagos.

A chegada de Hamilton em Perez foi um dos momentos de parar a respiração. O mexicano é osso duro de roer e fechou a porta no primeiro ataque, no S do Senna. Na reta oposta, também virou bruscamente para a linha interna, mas Hamilton teve a velocidade para passar com a asa móvel e ir embora na volta seguinte.

A última parada ia ser decisiva para as chances de todos. Com uma janela deslocada, Sainz era o mais rápido com pneus novos, mas longe da liderança por enquanto. Perez tinha poucas chances com pneus médios mais usados. Mas Norris mudou tudo isso. Sua McLaren quebrou no segundo setor, primeiro gerando um safety car virtual, que se transformaria em bandeira amarela em toda a pista.

Alonso parou ainda sob safety virtual e levou muito lucro, voltando em nono, logo atrás de Ocon. Com o pelotão compactado, ele tinha grandes chances de atacar até mesmo as Ferrari.

Na relargada, Sainz vivia a expectativa de passar as Mercedes, mas teria primeiro que superar Perez. Veio a bandeira verde e ele sofreu enquanto não teve asa móvel para superar o mexicano. Uma travada de rodas de Bottas atrapalhou as chances dele e de Vettel. Ocon e Alonso aproveitaram para passar o alemão. Em seguida, o espanhol lançou por dentro e superou Ocon no Laranjinha.

Mais uma volta e a Alpine colocava por fora na subida do Sol, com duas rodas na sujeira para despachar a Red Bull. Mais atrás, Verstappen passava Ocon e Bottas na mesma manobra, enquanto o francês empurrava a Alfa Romeo para nono.

Luta de nervos lá na frente. Hamilton era um pouco mais rápido em uma volta, Russell respondia na outra. O britânico controlou de forma impecável a pressão, sem deixar o companheiro entrar na zona de DRS. Sainz perdeu muito tempo até passar Perez e não conseguiu chegar nas Flechas de Prata. No fim, cruzaram as Mercedes com grande festa na dobradinha e a Ferrari em terceiro formando o pódio. Leclerc fechou em quarto sob pressão da ótima performance de Alonso. Ele ganhou 12 posições no dia para ser quinto.

A Red Bull deu ordem para Verstappen devolver o sexto lugar para Perez, mas ele não quis saber e cruzou na frente. Ocon, Bottas e Stroll completaram os pontos do dia.


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