Santantônio frontal pode ser nova solução para proteger pilotos da F-1

Santantônio frontal pode ser nova solução para proteger pilotos da F-1

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A FIA divulgou, nesta quinta-feira, um relatório acompanhado de vídeo sobre testes de um novo sistema de segurança para corridas de monopostos. O Instituto de Segurança Automotiva da entidade desenvolveu em parceria com a equipe Lotus um santantônio para ser acoplado na parte dianteira do monocoque da Fórmula 1. Apesar de obstruir parte da visão do piloto e não ser esteticamente uma maravilha, o sistema funcionou melhor que os projetos de cabine fechada, analisados previamente pela FIA.

O crash-test da estrutura utilizou uma roda de F-1 disparada a 225 km/h contra o anteparo, posicionado logo à frente de onde ficaria a cabeça do piloto. O sistema conseguiu desviar a roda por sobre o cockpit e, ainda, teve a vantagem de furar e esvaziar o pneu desgovernado, evitando que este rebata com força em direção a outros carros ou espectadores.

A FIA tinha apontado, ao testar as cabines fechadas, que os materiais transparentes utilizados flexionavam demais, podendo transmitir algum impacto ao piloto. Além disso, exerciam reação elástica nos objetos durante a colisão, devolvendo eles ainda em velocidade e arriscando outros carros e pessoas no entorno da pista, fora a dificuldade para remover os competidores de dentro do carro em caso de acidente.

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